Existem diversos tipos de plataforma para escolas e cada uma pode ser implementada para cumprir um determinado objetivo.

Uma plataforma de aprendizagem é um ambiente digital que oferece recursos e conteúdos educacionais para facilitar o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Ela pode ser utilizada no Ensino Infantil, Fundamental, Ensino Médio e até mesmo nas universidades.

No geral, as plataformas oferecem acesso a vários materiais educacionais, como vídeos, textos, atividades interativas, quizzes, fóruns de discussão, entre outros.

Algumas plataformas também incorporam tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado adaptativo, para personalizar a experiência de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa. 

No entanto, é preciso estar atento a alguns requisitos na hora de escolher a melhor plataforma para os seus alunos. Quer entender melhor? Acompanhe este artigo até o final!

Por que investir em uma plataforma para escolas?

Investir em uma plataforma para escolas pode trazer benefícios significativos para a instituição de ensino, assim como os professores, os estudantes e seus pais.

Afinal de contas, elas permitem que os alunos estudem no seu próprio ritmo, em qualquer lugar e a qualquer momento, proporcionando mais flexibilidade para adaptar os estudos.

Além disso, oferecem ferramentas para avaliações e acompanhamento do progresso dos estudantes; assim como feedback instantâneo, o que pode ajudar na compreensão dos pontos fortes e fracos de cada jovem.

As vantagens de uma plataforma para escolas também geram um grande impacto nos gestores escolares e suas instituições. Isso porque elas fornecem uma visão do desempenho dos alunos e do corpo docente, permitindo análises detalhadas sobre o progresso acadêmico, áreas de melhoria e necessidades específicas.

Para saber mais como você pode escolher a plataforma educacional ideal para a sua escola, fique atento aos seguintes tópicos!

5 dicas para escolher a melhor plataforma para escolas

1. Escolha plataformas que permitem a personalização do ensino

Cada aluno possui seu próprio estilo de aprendizagem, ritmo e áreas de interesse. Uma plataforma que permite a personalização do ensino pode adaptar o conteúdo e a metodologia de ensino para atender suas necessidades individuais.

Dessa forma, quando eles têm acesso a conteúdo adaptado aos seus níveis de habilidade, eles tendem a se sentir mais engajados e motivados para aprender.

Sem contar que, ao personalizar o ensino, os professores podem identificar rapidamente as áreas nas quais os alunos estão enfrentando dificuldades e então oferecer suporte adicional de maneira mais precisa.

2. Veja se a plataforma tem recursos mobile

Com recursos mobile, os estudantes têm a liberdade de acessar conteúdos educacionais a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que tenham um dispositivo móvel e conexão à internet. Isso permite o aprendizado também fora do ambiente tradicional de sala de aula.

De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dispositivos móveis são mais utilizados pelos brasileiros do que computadores tradicionais. Logo, investir em plataformas com recursos mobile permite que os alunos aproveitem ao máximo e se engajem mais profundamente.

A Plataforma AZ, por exemplo, conta com o Super App AZ, que integra todas as funcionalidades de uma plataforma educacional para o formato mobile. Segundo Natália Messina, gerente de Produto da Plataforma AZ de Aprendizagem:

“Nosso aplicativo, além de trazer, na palma da mão dos alunos, os conteúdos e as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das habilidades, fornece recursos importantíssimos com acompanhamento/condução das práticas pedagógicas pelas equipes das escolas”.

Assim, por meio do Super App AZ, os estudantes podem:

  • encontrar videoaulas para o capítulo de cada disciplina; 
  • verificar seu desempenho semanalmente por meio das Folhas AZ
  • ter feedbacks instantâneos;
  • acessar vídeos de resoluções de exercícios.

3. Adote soluções com metodologias ativas

As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo mais engajamento, autonomia e participação ativa.

Dessa forma, ao invés de apenas receber informações passivamente, os jovens são desafiados a aplicar na prática o que aprenderam, trazendo uma compreensão mais duradoura do conteúdo.

Essas abordagens pedagógicas refletem ambientes do mundo real, onde a colaboração, a solução de problemas e a aplicação prática do conhecimento são valorizadas.

Além disso, ferramentas tecnológicas que estimulam a criatividade e a inovação permitem que eles experimentem, testem ideias e desenvolvam soluções originais para os problemas.

4. Escolha uma plataforma que identifique os problemas de aprendizagem

Identificar problemas de aprendizagem no início pode permitir intervenções pedagógicas mais precoces e eficazes para ajudar os alunos a superar essas dificuldades.

Ao identificar áreas específicas nas quais os alunos estão enfrentando problemas, os professores podem adaptar seus métodos de ensino para atender às necessidades dos jovens e as lacunas de aprendizagem.

Ao monitorar continuamente o desempenho deles, a plataforma pode acompanhar a evolução das crianças, permitindo avaliar a eficácia das intervenções ao longo do tempo.

Além disso, para gestores, a identificação dos problemas pedagógicos pode oferecer insights valiosos para orientar políticas escolares, alocação de recursos e desenvolvimento de programas de apoio aos alunos.

A Plataforma AZ também oferece várias informações valiosas aos professores, como os dashboards de performance acadêmica.

O principal objetivo dos dashboards de desempenho acadêmico é ajudar os educadores a visualizar informações, a fim de tomar decisões sobre o progresso acadêmico e o planejamento futuro.

5. Busque uma plataforma educacional com um bom suporte

Uma boa equipe de suporte pode ajudar a resolver problemas técnicos rapidamente, garantindo que professores e alunos não sejam prejudicados por interrupções no acesso à plataforma.

Portanto, é importante avaliar esse requisito na hora de escolher uma plataforma para escolas, já que ter suporte disponível em caso de problemas ou dúvidas proporciona confiança às famílias.

Conheça a solução da Plataforma AZ

Agora que você entende como escolher a plataforma ideal para escolas, você precisa conhecer mais a Plataforma AZ, solução para alunos desde o Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Programa educacional da Conexia Educação, a Plataforma AZ pode levar experiências inovadoras às escolas por meio de trilhas personalizadas que aumentam a autonomia e o protagonismo das crianças.

Além de preparar os jovens para os desafios mais importantes do século XXI e desenvolver competências para o mercado de trabalho, os alunos da Plataforma AZ acessam conteúdos totalmente alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

?

Não perca a chance de levar inovação para a sua escola e entre em contato agora com os consultores da AZ!