Ter crianças com idade escolar durante as férias pode desafiar a criatividade de diversos responsáveis. Afinal, as férias não são apenas um período de descanso: elas também são momentos valiosos para aprender coisas novas, brincar, explorar, fazer atividades físicas e muito mais. 

Porém, na hora de escolher as atividades das férias, é importante que os pais estejam atentos à idade escolar do filho e selecionem atividades que ajudem no desenvolvimento infantil. Para manter os pequenos estimulados, trouxemos algumas dicas de atividades para propor aos pequenos e adolescentes. Confira!

16 ideias de atividades para as férias para cada idade escolar

Idade escolar: 3 a 5 anos

Durante a fase escolar de 3 a 5 anos, as crianças estão no estágio crucial do desenvolvimento e começam a Educação Infantil.

Nessa idade escolar, elas estão muito curiosos por explorar o mundo ao seu redor. Portanto, é importante oferecer oportunidades para descobrir coisas novas. Veja algumas dicas para colocar em prática nas férias!

1. Brincadeiras antigas

Traga brincadeiras tradicionais da sua época durante as férias! Isso pode ser uma experiência divertida e educativa ao mesmo tempo, já que as crianças podem não conhecer esses jogos.

Além disso, é uma chance de afastar os pequenos do vício em telas, assim como fazê-los valorizarem a sua companhia. Alguns exemplos de brincadeiras são:

  • pega-pega;
  • esconde-esconde;
  • cabra-cega;
  • amarelinha;
  • queimada;
  • batata quente;
  • telefone sem fio.

Leia também: Família e novas tecnologias: como usar as inovações de forma positiva?

2. Receitinhas na cozinha

Cozinhar juntos pode ser uma atividade familiar divertida e uma oportunidade para criar memórias especiais. Cozinhar também permite que os pequenos experimentem sensações e se divirtam enquanto aprendem.

Além disso, permitir que eles ajudem na cozinha ensina habilidades práticas que as ajudarão a se tornarem mais independentes.

3. Passeios ao ar livre

Estar em ambientes naturais pode reduzir o estresse e promover a saúde mental, tanto para crianças quanto para os pais. Já que essa é uma oportunidade para os pais interagirem com elas de maneira mais descontraída, longe das preocupações do dia a dia.

Para isso, escolha passeios nos quais os pequenos possam gastar energia e passar tempo com a natureza, como praças, zoológicos, parques, trilhas e piqueniques.

4. Leituras infantis

Os livros estimulam a imaginação, permitindo que os pequenos visualizem ambientes, personagens e situações. Ler também exige concentração, ajudando-as a praticarem o foco por um período prolongado.

Por isso, é super importante que os pais incentivem essa boa prática dentro de casa também. Afinal de contas, as crianças aprendem com os exemplos dos pais, não só quando estão na escola.

5. Desenhos e pinturas

Desenhos e pinturas são atividades maravilhosas para serem realizadas durante as férias, por oferecer um espaço para os pequenos explorarem sua imaginação e expressarem suas ideias.

Por isso, deixe que eles experimentem diferentes materiais, tintas, lápis de cor, a fim de compreenderem cores, texturas e combinações visuais.

Idade escolar: 6 a 10 anos

Durante essa idade escolar, inicia-se o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em que as crianças são expostas a disciplinas acadêmicas como Matemática, Ciências, Língua Portuguesa e outras.

Por isso, permitir que elas explorem atividades extracurriculares ou hobbies ajuda a desenvolver os seus talentos e interesses pessoais. Veja a seguir algumas dicas de atividades!

6. Colônia de férias

Estar longe de casa, explorar novos ambientes e participar de atividades fora da rotina contribuem para o crescimento pessoal. Portanto, se você puder, permita que os pequenos vivenciem uma colônia de férias ou acampamentos escolares.

Afinal, conviver com outras crianças diferentes ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, amizade e cooperação.

7. Festa do pijama

Chame os amigos do seu filho, coloque colchões na sala e planeje jogos que engajam e entretém, como caça ao tesouro ou mímica.

Escolha filmes apropriados para a idade escolar dos filhos e crie um ambiente aconchegante para uma sessão de cinema. Você também pode preparar diversos lanchinhos saudáveis e pipoca para a sessão de filmes.

8. Esportes e atividades físicas

Praticar esportes em família ajuda a promover um estilo de vida mais ativo, contribuindo para a saúde física e mental de vocês. Isso porque praticar atividades físicas melhora a coordenação, força, resistência e flexibilidade.

Muitas atividades físicas em família não exigem grandes custos e podem ser realizadas em parques, praias ou até mesmo em casa. Alguns exemplos são: futebol, vôlei, caminhadas, ginástica, tênis, bicicleta, etc.

9. Karaokê com a família

Que tal marcar o dia do karaokê com a família toda e compartilhar risadas? Essa é uma ideia diferente e divertida de passar o tempo em família. Você pode criar uma lista de músicas ou permitir que cada participante escolha sua favorita. 

Idade escolar: 11 a 14 anos

Essa fase de transição para a adolescência é um período desafiador e de grande crescimento. Oferecer suporte emocional, promover um ambiente de aprendizado e apoiar o desenvolvimento de habilidades sociais são aspectos fundamentais para ajudar os jovens.

Durante o Ensino Fundamental – Anos Finais, é interessante investir nas seguintes atividades!

10. Passeios culturais

Há uma série de passeios culturais legais para fazer com adolescentes durante as férias, a fim de que eles aprendam e conheçam culturas diferentes. Alguns exemplos são:

  • Visitas a museus de ciência e história;
  • Espetáculos em teatros;
  • Centros e galerias de arte;
  • Shows ou festivais de música;
  • Feiras de livros, etc.

11. Jogos de raciocínio lógico

Existem vários jogos e atividades que estimulam o raciocínio lógico dos adolescentes e proporcionam diversão ao mesmo tempo. Você pode separar as tardes para jogar com os filhos. Algumas boas sugestões são:

  • Quebra-cabeças; 
  • Jogos de tabuleiro; 
  • Caça-palavras;
  • Montagem LEGO;
  • Jogos matemáticos;
  • Jogos de detetive, etc.

12. Parque de diversões

Durante a adolescência, seu filho pode desejar a vivência de sensações e emoções intensas, como experimentar brinquedos radicais em parques de diversões. A adrenalina das montanhas-russas, por exemplo, pode ser uma atividade bem empolgante.

13. Trabalho voluntário em família

Participar de atividades voluntárias ajuda as crianças a desenvolverem empatia, compaixão e sensibilidade com os outros.

Uma boa ideia é reunir a família para limpezas e reciclagens, doações de brinquedos ou roupas velhas e até cuidar de animais abandonados. Assim, todos exercem valores importantes juntos.

Leia também: Como ajudar meu filho na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio?

Idade escolar: 15 a 17 anos

Esta idade escolar é a fase do Ensino Médio, na qual os adolescentes têm mais contato com diferentes áreas de conhecimento. Além disso, eles também começam a planejar o futuro, como se preparar para a faculdade, estudar para o vestibular, etc.

Leia também: Saiba como a família pode aliviar a pressão do Ensino Médio e dos vestibulares

No entanto, durante as férias, é importante que a família permita que os filhos descansem dos estudos e das responsabilidades. Mas também é uma ótima época para eles estimularem seus conhecimentos além da escola. Veja alguns exemplos!

14. Cursos livres e oficinas

Cursos livres permitem explorar áreas de interesse que podem não ser abordadas na escola, incentivando a aprendizagem ativa dos adolescentes.

As oficinas também oferecem a oportunidade de descobrir talentos em áreas como artes, costura, dança, instrumentos musicais, programação, entre outros.

15. Viagens em família

As viagens proporcionam um intervalo na rotina diária; dessa forma a família se desconecta das preocupações cotidianas. 

Se você tiver tempo, faça uma viagem com todos, mesmo que seja curta. Afinal de contas, explorar novos destinos, paisagens e atrações sempre é muito revigorante. Os retiros de fim de ano também são ótimas opções.

16. Praticar idiomas

Que tal ajudar os adolescentes a adquirirem novos idiomas, como a língua inglesa? As férias são um ótimo momento para iniciar um curso de inglês ou simplesmente treinar o inglês em casa com a família.

Afinal, usar o idioma em situações do dia a dia oferece aprendizados valiosos para o futuro dos adolescentes.

Estes artigos podem te ajudar nisso

Chegamos ao fim das sugestões e esperamos que você tenha gostado. Agora é hora de aplicar as dicas para cada idade escolar e aproveitar muito esse tempo em família! 

Quer ver mais dicas para ajudar na educação do seu filho? Então acompanhe outros artigos no blog da Plataforma AZ!