A família tem um papel fundamental no desempenho escolar das crianças e adolescentes. Isso porque as experiências familiares têm grande influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e social, o que consequentemente afeta o desempenho acadêmico. Por isso, é preciso apoiar os filhos ao longo do ano letivo.
Quando os pais e responsáveis se envolvem no processo de aprendizagem, os filhos se relacionam melhor com a escola, o que é benéfico para lidar com as situações negativas com mais tranquilidade e confiança. A criança ou adolescente sente-se motivado a se dedicar aos estudos e alcançar melhores resultados nas próximas avaliações.
De todo modo, a participação da família é importante para identificar possíveis causas do baixo rendimento escolar, tais como:
- Quando o aluno não está motivado com os estudos, ele pode não prestar atenção às aulas e não se envolver em atividades escolares, o que leva ao baixo rendimento escolar;
- Questões de saúde mental, como ansiedade, depressão e problemas de autoestima, afetam o desempenho escolar nos aspectos cognitivos e emocionais;
- Alunos com dificuldades de aprendizagem, como dislexia e TDAH, têm dificuldade em acompanhar o ritmo de estudos da turma;
- Problemas familiares, como divórcio ou falta de apoio familiar, podem impactar o aluno;
- A falta de identificação com as metodologias pedagógicas adotadas pela escola comprometem os estudos, e isso precisa ser comunicado à escola.
Como a família pode apoiar os filhos para melhorar o desempenho escolar?
Algumas maneiras de a família apoiar os filhos na trajetória acadêmica são:
Não faça comparações com outras pessoas
Uma prática comum — e totalmente errada — é comparar o desempenho acadêmico visando estimular os filhos. Por exemplo, dizer que o primo tirou boas notas em Ciências ou que passou na faculdade dos sonhos. No entanto, quando a família compara a criança ou adolescente, isso pode fazer com que eles desenvolvam problemas de baixa autoestima.
Assim, os filhos podem sentir que nunca são bons o suficiente ou que não estão à altura das expectativas dos pais. Além disso, se um filho é constantemente comparado com outras pessoas, ele pode começar a sentir ressentimento em relação aos pais ou à pessoa com quem ele está sendo comparado.
Veja também: Qual a melhor forma das famílias lidarem com a chegada do boletim escolar?
Mantenha a comunicação com a escola em todo o ano letivo
Devido à rotina agitada, a família pode deixar de acompanhar o percurso educacional do aluno ao longo do ano letivo, mas essa atitude não é indicada para estimular os filhos. Afinal, alguns problemas que poderiam ser sanados no início podem passar despercebidos pelos pais e responsáveis quando não há esse acompanhamento.
Por isso, manter uma boa comunicação com a escola é importante para estimular os filhos a terem um bom rendimento escolar. Quando há essa parceria, os pais podem ser informados sobre possíveis problemas de comportamento ou de aprendizado que seus filhos possam ter e tomar medidas para resolvê-los.
Além disso, quando os pais se envolvem na educação dos filhos, eles têm mais informações sobre o desempenho escolar deles. Isso pode ajudá-los a oferecer suporte adequado em casa e incentivar os filhos a estudarem mais e se dedicarem ao aprendizado.
Estimular a aprendizagem fora da escola
A aprendizagem pode acontecer fora da escola, afinal, estudar vai além de passar horas e horas assistindo aulas ou lendo livros acadêmicos. Nesse sentido, uma das maneiras de a família estimular os filhos no processo educacional é levá-los a museus, bibliotecas e outros locais que podem oferecer atividades educativas e enriquecedoras.
Além disso, é possível verificar a possibilidade de matricular o aluno em atividades extracurriculares. O contraturno escolar, por exemplo, pode oferecer suporte adicional aos estudantes que estão tendo dificuldade no rendimento acadêmico ou, também, atividades e projetos importantes para o desenvolvimento pessoal.
Forneça um ambiente adequado de estudo
Uma boa rotina de estudos e um ambiente familiar saudável e confortável são fatores que contribuem para um bom rendimento escolar. Isso significa nada de estudos na cama ou ficar até tarde jogando videogame. Nesse caso, a família precisa fornecer um ambiente adequado de estudo em casa, com uma mesa e uma cadeira confortável e boa iluminação.
Além disso, outra maneira de a família apoiar os filhos nos estudos é evitar distrações. Mantenha videogame e televisão desligados, e evite conversar com os alunos enquanto ele estuda. No entanto, vale perguntar se ele precisa de ajuda com alguma tarefa, principalmente nos casos das crianças.
Celebre as conquistas dos filhos
Por causa da frustração pelo baixo desempenho, a família pode demonstrar o descontentamento de maneira negativa. Fazer comparações e forçar o aluno a estudar são ações que podem surgir, mas essas medidas são prejudiciais para a criança ou adolescente e podem deixar o relacionamento familiar conflituoso.
Por outro lado, comemorar as conquistas dos filhos é uma forma importante de mostrar a eles que seus esforços são valorizados e isso deve ser feito mesmo em situações desagradáveis.
Nesse caso, a família precisa incentivar e comemorar quando o aluno se esforça para melhorar o desempenho acadêmico, mesmo que a evolução seja pequena. Reconheça o esforço que ele colocou para isso.
Aprenda mais: Como a família pode ajudar a criança no processo de mudança de escola?
Crie uma rotina de estudos
A família pode estabelecer rotinas regulares para apoiar os filhos, incluindo horários de dormir, horários de refeições e um momento do dia dedicado às tarefas escolares. Isso pode ajudar a estabelecer hábitos de estudo e permitir que a criança ou adolescente se concentre melhor.
Contudo, vale ressaltar que um bom desempenho acadêmico passa também pelo lazer e diversão. Por isso, nada de obrigar o filho a estudar 24h, sobretudo quando chegar a fase do vestibular. É importante ter momentos de relaxamento em família ou com amigos em meio à rotina escolar.
Gostou deste texto? A Plataforma AZ tem outros conteúdos que abordam a importância da parceria entre escola e família para o ensino-aprendizagem. Quer entender melhor como apoiar os filhos em todas as etapas educacionais? Acesse o site e confira!
Deixar um comentário