Você, professor ou gestor escolar, já se perguntou como a ciência da aprendizagem pode revolucionar o ensino e aumentar o engajamento dos alunos? Essa área interdisciplinar estuda os processos cognitivos e comportamentais relacionados à aquisição de conhecimento.
Suas descobertas podem potencializar a aprendizagem e criar abordagens educacionais mais eficientes. Quer entender melhor como sua escola pode se beneficiar de teorias importantes para a educação? Leia este texto e saiba mais!
O que é a ciência da aprendizagem?
A ciência da aprendizagem é o nome dado a uma área interdisciplinar que estuda como as pessoas adquirem e desenvolvem conhecimento, habilidades e comportamentos. Ela reúne conhecimentos e teorias de disciplinas como psicologia, neurociência, educação, linguagem e tecnologia para avaliar as diferentes maneiras de aprender.
Até mesmo as emoções e como os fatores sociais influenciam o processo de aprendizagem podem ser estudados.
Além disso, o objetivo da ciência da aprendizagem é compreender os processos psicológicos relacionados à aprendizagem e utilizar esse conhecimento para criar práticas educacionais, desenvolver currículos acadêmicos, além de criar abordagens e tecnologias de ensino mais eficientes para um ensino de qualidade.
Nesse sentido, a ciência da aprendizagem investiga questões como:
- maneira como o cérebro adquire, processa, armazena e utiliza informações;
- como a memória e a atenção afetam a aprendizagem;
- como ocorre a transferência de conhecimento de uma situação para outra;
- entre outras questões.
Ao compreender melhor como as pessoas aprendem, é possível desenvolver abordagens eficazes de ensino e estratégias de aprendizagem que maximizem o potencial de cada indivíduo, sobretudo na memorização a longo prazo. Por isso, a ciência da aprendizagem é aplicada em diversos contextos, inclusive na Educação Básica.
Como funciona a ciência da aprendizagem?
A seguir, confira 4 descobertas feitas por estudiosos que se dedicaram a entender como o processo de aprendizagem funciona e como aprimorá-lo.
Metacognição
De acordo com a Universidade Harvard, a metacognição é um dos fatores na ciência da aprendizagem que pode impactar a compreensão e o desempenho do aluno. A metacognição é o processo que se refere ao conhecimento e à consciência que uma pessoa tem sobre seus próprios processos cognitivos e pensamentos.
Nesse sentido, a metacognição é o conhecimento sobre como pensamos, aprendemos e solucionamos problemas. É a capacidade que uma pessoa tem de monitorar, regular e controlar os próprios processos de pensamento.
Além disso, envolve o entendimento de como a mente funciona e quais estratégias e habilidades cognitivas utilizar para melhorar a própria aprendizagem e rendimento acadêmico.
Com o desenvolvimento das habilidades metacognitivas vêm a maior eficiência nos estudos, já que o jovem consegue identificar melhor as estratégias adaptadas para enfrentar desafios, monitorar o próprio progresso e ajustar as abordagens de estudos de acordo com as demandas e necessidades acadêmicas e socioemocionais.
Teoria da Aprendizagem Social
A Teoria da Aprendizagem Social, criada pelo psicólogo e professor Albert Bandura, enfatiza a importância da observação e da imitação de comportamentos para a aprendizagem. As pessoas aprendem não apenas por meio de instrução direta e experiência pessoal, mas também por meio da observação e incorporação de comportamentos observados.
O processo de aprendizagem social envolve quatro componentes principais:
- Atenção: para uma aprendizagem efetiva, o indivíduo precisa prestar atenção ao modelo e ao comportamento que está sendo demonstrado. A atenção é influenciada por diversos fatores, como o interesse do indivíduo pela situação na qual ocorre a observação.
- Retenção: após observar o comportamento, o indivíduo precisa reter a informação em seu repertório para poder reproduzi-la posteriormente.
- Reprodução: nesta etapa, o indivíduo reproduz o comportamento observado anteriormente. A capacidade de reproduzir o comportamento é influenciada por fatores como a habilidade do indivíduo em imitar o comportamento e sua motivação para executá-lo.
- Motivação: a motivação exerce papel fundamental na Teoria da Aprendizagem Social. Bandura destacou a importância da motivação na qual o indivíduo estabelece metas e se esforça para alcançá-las. Recompensas e punições também podem influenciar a motivação para o comportamento replicado.
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Motivação e aprendizagem ativa
De acordo com o Deans for Impact (2015) – The Science of Learning, os professores devem entender que os alunos ficam mais motivados se acreditam que a inteligência e a habilidade podem ser aprimoradas por meio do trabalho árduo.
Nesse sentido, assim como em outras teorias da ciência da aprendizagem, os professores podem contribuir para as crenças dos alunos sobre sua capacidade de melhorar sua inteligência, por meio de elogios e incentivos diversos.
Outro ponto esclarecido na publicação é a necessidade de colocar os alunos no controle do próprio aprendizado. É preciso encorajá-los a estabelecer metas de aprendizagem, em vez de metas de desempenho visando boas notas e aprovação acadêmica.
Aprendizagem significativa
Outro conceito que se encaixa na ciência da aprendizagem é a Teoria da Aprendizagem Significativa. Proposto pelo psicólogo e pesquisador David Ausubel, esse modelo enfatiza a importância da construção ativa do conhecimento, relacionando novas informações ao conhecimento prévio do aluno.
Ausubel acreditava que a aprendizagem ocorre de maneira significativa, ou seja, quando o novo conteúdo é integrado a conceitos e informações já existentes na estrutura cognitiva. Ela difere da aprendizagem mecânica, no qual o aluno apenas memoriza informações isoladamente, sem estabelecer relações com o conhecimento prévio.
Para acontecer, a aprendizagem significativa precisa de uma organização coerente das novas informações na estrutura cognitiva do aluno. Os conhecimentos servem como uma âncora para a assimilação do novo conteúdo, fornecendo uma base para a construção de significados, que serão armazenados a longo prazo.
Tecnologia e ensino inovador
A motivação e autonomia estão entre as principais descobertas da ciência da aprendizagem para um ensino eficaz. Nesse sentido, a tecnologia pode exercer um papel significativo no aumento do engajamento dos alunos.
Com o uso da tecnologia, os alunos podem ter acesso a trilhas de aprendizagem personalizadas, adaptadas às suas necessidades e estilos de aprendizagem individuais. Essa abordagem personalizada pode aumentar a motivação, pois os alunos se sentem mais engajados e desafiados.
Além disso, a tecnologia facilita o feedback aos alunos sobre o desempenho acadêmico e socioemocional, permitindo que o estudante receba reconhecimento pelas conquistas e identifique áreas em que precisa melhorar.
Nesse sentido, as escolas que desejam ter esses e outros benefícios podem contar com a Plataforma AZ, solução educacional completa da Conexia Educação, voltada para alunos da Educação Infantil ao Pré-vestibular.
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