As férias escolares são um momento importante de descanso e relaxamento para os alunos. Entretanto, elas interromperam a rotina de estudos, que é difícil de ser recuperada após as férias.

Por isso, é importante que a escola tenha estratégias para o retorno às aulas que despertem o interesse e a motivação dos alunos, ajudando-os a voltar ao fluxo de aprendizado mais facilmente.

Após o recesso escolar, é comum que os alunos tenham esquecido conceitos aprendidos ao longo do ano. E cabe ao professor criar aulas que permitam que eles revisitem esses conhecimentos, reativando e consolidando o aprendizado. Entenda a seguir!

Como recuperar a motivação dos alunos após as férias?

Alunos desmotivados após o recesso? A seguir, confira dicas da Plataforma AZ para engajar a turma.

Faça revisões antes das avaliações

Viajar, ir a festas com amigos e passar horas jogando videogame são atividades mais interessantes do que passar o recesso escolar estudando os conteúdos dados no primeiro semestres letivo. Ou seja, é pouco provável que os alunos estudem nesse período.

Ao elaborar um plano de revisão específico para o retorno das férias, em que são abordados os principais temas lecionados no primeiro semestre, os alunos se sentem preparados para o resto do ano letivo. 

Promova aulas envolventes e participativas 

Aulas envolventes e participativas despertam o interesse dos alunos, mantendo-os motivados e engajados na aprendizagem até mesmo após as férias escolares. Quando eles estão envolvidos ativamente na aula, maiores são as chances de absorver e reter os conteúdos acadêmicos.

Ao participar ativamente das aulas, os alunos constroem o próprio conhecimento, em vez de serem meros receptores passivos. Eles são encorajados a fazer perguntas, discutir ideias, resolver problemas e aplicar conceitos, o que promove uma aprendizagem motivadora.

>>> Leia também: Como cuidar da saúde mental durante as férias de julho?

Ajude a família na adaptação

A adaptação da rotina após as férias escolares pode ser complicada para os alunos. Com isso, a escola terá que lidar com estudantes que chegam atrasados por dormir demais ou que não entregam as atividades no prazo determinado, fatores que prejudicam o andamento da aprendizagem.

Para diminuir esse problema, a escola pode elaborar uma espécie de guia para os pais, com dicas para auxiliar as crianças na volta à rotina. É importante que o material seja distribuído durante as férias ou logo no início do semestre para que os pais possam aplicar as dicas ensinadas.

Crie um ambiente de aprendizado positivo

Promover um ambiente de sala de aula positivo, acolhedor e seguro, onde os alunos se sintam à vontade para compartilhar ideias e fazer perguntas, também é uma ótima maneira de engajar e motivar os estudantes após o recesso escolar. 

Uma sugestão, por exemplo, é propor atividades sobre o que os alunos fizeram durante as férias

Promova aulas de revisão

Após as férias do segundo semestre letivo, alguns alunos podem estar preocupados com as notas. Nesse sentido, as aulas de revisão permitem que os estudantes consolidem e reforcem os conceitos e habilidades aprendidos ao longo dos dois primeiros bimestres. 

Durante as aulas de revisão, os alunos têm a oportunidade de identificar lacunas em seu conhecimento. Ao rever os conceitos, eles podem perceber áreas em que têm dificuldades e buscar recursos de estudos, seja por meio de perguntas aos professores ou estudo independente.

Evite avaliações escolares

Por isso, é importante que eles não façam imersões em conteúdos escolares – principalmente na pausa do meio do ano letivo. No retorno, é importante que as avaliações escolares sejam adiadas para alguns dias depois, para que os estudantes não fiquem ansiosos durante o descanso.

Para isso, a escola precisa ter um planejamento sólido antes mesmo do início do recesso escolar, afinal, as datas das avaliações escolares precisam ser definidas no início do ano letivo. Não adianta voltar das férias sem avaliações caso a gestão escolar tenha um planejamento deficitário ou ocorra atrasos na execução das ações. 

Conte com a Plataforma AZ no retorno às aulas

Que tal aproveitar o segundo semestre letivo para inovar no ensino-aprendizagem da sua escola? Para isso, conte com a Plataforma AZ, solução educacional inovadora e completa da Conexia Educação, uma das maiores referências em unificar tecnologia e desenvolvimento integral do aluno. 

A Plataforma AZ conta com um conjunto de ferramentas que colabora para o alto desempenho dos alunos e estimula o gosto pelos estudos, fatores fundamentais para retornar às aulas após recesso escolar com força total. 

A escola parceria AZ tem acesso ao Super App AZ, plataforma com materiais didáticos integrados para a melhor experiência da escola, alunos e famílias. Já o aluno tem acesso a uma trilha de estudos personalizada, de acordo com as suas necessidades, entre outros recursos para melhorar a performance acadêmica.

>>> Leve a inovação para a sala de aula e faça parte da educação do futuro! Acesse o site, preencha o formulário e conheça o AZ.