Com a chegada do segundo semestre, as ações para captar alunos para o próximo ano letivo devem entrar na mira das instituições. Por causa do retorno total às aulas presenciais, esse é o momento de correr atrás do prejuízo deixado pela pandemia.  

Realizar uma boa captação de alunos é vital para a sobrevivência de uma instituição de ensino, afinal, sem estudante não há faturamento. Por isso, acompanhe este post e veja 7 dicas para colocar em prática e aumentar as matrículas da sua escola em 2023. 

Veja 7 dicas para captar alunos e aumentar o faturamento da sua escola 

Para uma campanha de captação de alunos de sucesso, é necessário criar um plano com pontos que vão desde a gestão de vendas e marketing até a prestação de um atendimento humanizado e com foco no futuro aluno.

1. Promova um ensino de qualidade

Na hora de efetuar a matrícula, a família prioriza a instituição de ensino que oferece uma formação integral. Por isso, oferecer um ensino de qualidade é uma das melhores estratégias para captar alunos, pois os diferenciais podem ser usados como publicidade para a escola. 

Para isso, a escola pode atualizar as metodologias e materiais pedagógicos utilizados na sala de aula. Opte por ferramentas que tornem o ensino-aprendizagem mais dinâmico, engajado e melhorem o desempenho acadêmico do aluno, a exemplo das metodologias ativas de aprendizagem.

Caso a escola tenha aporte financeiro disponível, é possível implementar programas para aprimorar o ensino-aprendizagem dos alunos que serão um chamariz para a instituição, como a educação bilíngue e a educação socioemocional.  

A solução educacional completa da Plataforma AZ também pode ajudar a garantir mais matrículas, já que ela oferece aos estudantes uma experiência inovadora para a formação integral com trilha personalizada de estudos e uma metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo.

Ou seja, é tudo o que o aluno precisa, na palma das mãos!

Leia também: O papel da escola deve ir além do currículo pedagógico

2. Utilize CRM educacional

CRM é a sigla para Customer Relationship Management e trata-se de um software voltado para gestão de vendas, atendimento ao cliente e marketing. Ele pode ser usado tanto para clientes fidelizados, quanto para clientes em potencial.

Várias opções de CRM voltados especificamente para área educacional estão disponíveis no mercado. Dessa forma, a instituição de ensino pode contar com um software preparado para atender as necessidades de uma escola, sobretudo para aumentar as taxas de matrícula.

Entre as funcionalidades, um CRM educacional oferece:

  • régua de relacionamento;
  • gestão de leads;
  • acompanhamento do cliente em todas as etapas do funil de vendas;
  • ferramentas voltadas para captar alunos;
  • matrícula digital;
  • acompanhamento de metas e desempenho da equipe. 

3. Faça busca ativa de ex-alunos

Captar alunos não significa apenas atrair famílias que não conhecem a unidade de ensino. Assim, a escola pode entrar em contato com pessoas que foram alunos em anos anteriores e não renovaram a matrícula ou saíram da escola no meio do ano letivo.

Durante os picos críticos da pandemia de Covid-19, diversas escolas tiveram que lidar com a inadimplência escolar por causa da situação financeira desfavorável do país. 

De acordo com o Datafolha, a proporção de pais com filhos matriculados na rede particular em São Paulo caiu nove pontos percentuais de 2020 para 2021 – de 22% para 13% dos entrevistados. 

Com o retorno das atividades econômicas, a escola pode aproveitar para verificar se os ex-alunos têm interesse em retornar para a instituição de ensino. Caso seja necessário, a escola pode oferecer renegociação de dívidas ou condições facilitadas de pagamento.

4. Ofereça visitas às instalações da escola

Principalmente em escolas que oferecem turmas de Educação Infantil, oferecer uma visita guiada às instalações da unidade de ensino é fundamental para captar alunos. Vale lembrar que a escola é o local no qual o aluno passa a maior parte do dia e, por isso, precisa ter uma estrutura segura, confortável e que favoreça o ensino-aprendizagem. 

Desse modo, a escola pode fazer, por exemplo, uma semana de acolhimento voltada para os futuros alunos. Assim, é possível estreitar as relações e ganhar a confiança dos pais e dos prováveis estudantes. Apresente os corpo docente e demais funcionários, deixe claro a missão e valores da escola e mostre os materiais didáticos e demais atrativos da unidade de ensino.

A escola também pode disponibilizar funcionários para tirar dúvidas dos familiares e alunos, desde questões burocráticas até como funciona o ensino-aprendizagem oferecido pela instituição. Dessa forma, os futuros clientes sentem uma maior segurança ao ser recepcionada com atenção. 

5. Oferte benefícios para novos alunos

A escola pode analisar o planejamento financeiro para 2023 e avaliar se é possível oferecer alguns benefícios para captar alunos para o próximo ano letivo. Para isso, é essencial haver um trabalho em conjunto do setor comercial e de marketing. Entre as facilidades, a instituição de ensino pode oferecer:

  • desconto ou isenção na taxa de matrícula;
  • material didático gratuito;
  • desconto para pagamento antecipado da mensalidade;
  • vantagens para alunos em processo de transferência;
  • aulas gratuitas de reforço de inglês;
  • desconto por indicação;
  • parceria para oferecer benefícios para ex-alunos e clientes em potencial.

6. Tenha canal de comunicação eficiente

“Qual o horário das aulas?”, “qual a quantidade de disciplinas da grade?” e “qual a data de vencimento da mensalidade?”. Essas são apenas algumas das várias dúvidas dos familiares na hora de escolher uma escola para efetuar a matrícula.  

Por isso, manter um canal de comunicação para tirar dúvidas deve ser uma das ações para captar alunos para o próximo ano letivo. Isso porque, além das estratégias de marketing e vendas, é fundamental oferecer um bom atendimento ao cliente.

Para isso, a escola pode delegar um funcionário ou setor para ficar responsável pelo atendimento dos clientes em potencial. Isso pode ser feito por meio do site institucional, redes sociais ou aplicativos de mensagens. A escolha vai depender dos canais de comunicação mais utilizados pelo público-alvo.     

7. Adote estratégias de marketing digital 

Com o uso cada vez maior das plataformas digitais, estar presente no ambiente digital é fundamental para a escola que deseja captar alunos. Para isso, a instituição de ensino pode utilizar o marketing digital e as estratégias voltadas para promoção de uma marca nos meios digitais.  

Com essas estratégias, a escola pode alcançar um volume maior de clientes em potencial, além de fazer a publicidade da unidade de ensino e agregar valor à marca. Entre os recursos, vale citar: 

  • link patrocinados;
  • e-mail marketing;
  • produção de conteúdo web;
  • Search Engine Optimization (SEO);
  • redes sociais;
  • Inbound Marketing;
  • remarketing.

Agora que você sabe o que fazer para captar alunos na campanha de matrícula, prepare a sua equipe para o próximo ano letivo.

E se sua instituição de ensino quer oferecer o melhor para seus estudantes, entre em contato com nossos consultores e entenda como levar a experiência AZ para a sala de aula.