A avaliação interna é um processo que ocorre na escola e envolve a avaliação do desempenho dos estudantes, dos professores e da proposta pedagógica. Ela é elaborada e aplicada pela equipe escolar, visando monitorar o progresso dos alunos e garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados.
A avaliação escolar interna, voltada para os alunos, pode incluir diferentes tipos de avaliações, como avaliações formativas, realizadas ao longo do processo de aprendizagem. Também pode incluir avaliações somativas que, geralmente, são aplicadas no final de um período de estudo e visam avaliar o desempenho geral dos estudantes.
Além disso, a avaliação escolar interna também pode incluir a avaliação do desenvolvimento do professor, por meio de observações em sala de aula, feedback dos alunos e outras ferramentas de desempenho.
Todo esse processo permite que a escola identifique áreas de melhoria e forneça treinamento e suporte para os professores, caso haja necessidade. Neste post, você entenderá os benefícios da avaliação e como a Plataforma AZ pode ajudar na gestão pedagógica da sua instituição de ensino.
Para que serve a avaliação interna na escola?
O pilar principal da avaliação interna escolar é avaliar o desempenho da escola, visando identificar pontos de melhoria e planos de ação para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Entenda a seguir.
Avaliar o desempenho dos alunos
A avaliação de desempenho do aluno é um processo essencial na educação, ao permitir que a gestão pedagógica avalie o progresso dos estudantes em relação ao aprendizado proporcionado pela escola.
Além disso, ajuda o aluno a identificar seus pontos fortes e fracos e a identificar áreas que precisam de mais atenção, o que é benéfico para a escola que trabalha sob o pilar da educação socioemocional.
No entanto, a avaliação interna voltada para o desempenho deve ser justa e imparcial. Os professores devem avaliar os alunos com base em critérios claros e objetivos estabelecidos pela escola e, também, dar feedback construtivo para ajudá-lo a melhorar.
A escola pode incentivar o aluno a revisar e discutir os resultados das avaliações internas com os professores para poderem entender suas habilidades e necessidades, seja do ponto de vista acadêmico, seja do ponto de vista socioemocional.
Revisar os objetivos e metas de aprendizagem
A aprendizagem de qualquer escola é baseada em metas e objetivos de aprendizagem, sobretudo as descritas no Projeto Político Pedagógico (PPP). Contudo, para ter certeza que a gestão está no caminho certo, é preciso avaliar os resultados.
A avaliação de objetivos e metas de aprendizagem faz parte do processo educacional, educacional, visando garantir que os alunos estejam alcançando se desenvolvendo conforme as diretrizes da escola.
Além disso, o resultado serve como suporte para o educador elaborar o plano de aula e atividades alinhadas aos objetivos de aprendizagem. Isso ajuda a garantir que os estudantes estejam aprendendo as habilidades e conhecimentos necessários para terem sucesso na vida social, acadêmica e profissional.
Avaliar o desempenho do professor
O professor também precisa de avaliação para verificar se o processo de aprendizagem é conduzido de maneira efetiva. Dessa maneira, a instituição de ensino avalia a metodologia utilizada pelo educador e pode identificar áreas de melhoria.
Ao avaliar o desempenho do professor, a instituição educacional pode identificar áreas onde o professor pode precisar de treinamento, informações fundamentais para apoiar a escola na promoção de ações para a formação continuada do corpo docente.
Além disso, a avaliação do desempenho do professor é importante para garantir que os professores estejam seguindo os padrões e práticas educacionais estabelecidos, visando manter a qualidade do ensino.
Permite a autoavaliação da comunidade escola
A avaliação interna serve também para a autoavaliação de alunos, professores e demais atuantes no processo de aprendizagem da escola. Assim, cada pessoa consegue identificar suas fraquezas, interesses e necessidades, bem como o papel desempenhado na comunidade escolar.
Por meio da autoavaliação, os alunos e professores assumem a responsabilidade ativa no ensino-aprendizagem. Eles tornam-se protagonistas ativos no processo educacional, ao tomar decisões sobre os estudos e buscar oportunidades de desenvolvimento.
Como fazer uma boa avaliação interna escolar
O planejamento de uma ligação interna pode envolver princípios parecidos com o PDCA, metodologia amplamente utilizada na gestão de processos, veja dicas a seguir.
1. Defina os objetivos
É importante avaliar quais são os objetivos a serem analisados. Identificar áreas de melhoria? Avaliar o desenvolvimento emocional dos alunos? Verificar se os objetivos educacionais estão sendo alcançados? Esses são alguns direcionamentos que a escola pode adotar para o processo.
2. Selecione indicadores de avaliação
Depois disso, a gestão escolar precisa definir os indicadores e critérios de avaliação que serão aplicados. Isso pode incluir resultados académicos dos alunos, taxas de evasão escolar, participação dos pais, entre outros.
3. Colete dados
A escola precisa também determinar quais métodos e instrumentos serão utilizados para coletar os dados necessários, como avaliações escolares e observações em sala de aula. Por causa da LGPD, é importante garantir que eles sejam utilizados e armazenados da maneira correta.
4. Analise os dados
Analisar os dados coletados permite identificar padrões, para compará-los com os objetivos estabelecidos e com padrões de referência. Com isso, é possível avaliar os pontos positivos a serem mantidos e as áreas que necessitam de melhorias.
5. Elabore um plano de ação
Desenvolva um plano de ação com base nos resultados da avaliação, com a participação de todos os componentes da comunidade escolar. Além disso, é preciso revisar periodicamente as ações para avaliar a eficácia das ações e ajustá-las quando necessário.
Aprenda mais: 7 dicas para ser um gestor escolar de sucesso em 2023
Como a Plataforma AZ pode ajudar a sua escola
Após os resultados da avaliação interna, sua escola avaliou a necessidade de melhorar ou ajustar o ensino e aprendizagem? Conte com o auxílio da tecnologia. Graças às novas tecnologias educacionais, é possível alcançar a personalização dos estudos e o envolvimento dos alunos em sala de aula, desde a Educação Infantil até o Pré-Vestibular.
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