Se você quer ter um ano de muita aprendizagem – e quem sabe até garantir uma vaga na universidade dos sonhos – esse texto foi escrito para você. A volta às aulas é uma página em branco para mudar sua rotina, desde que você esteja disposto a se planejar e focar nos seus sonhos.
Continue a leitura e confira nossas dicas para ter o melhor “volta às aulas” possível!
6 dicas para tornar a volta às aulas mais leve e focado
Defina metas e objetivos acadêmicos
Quem você quer ser em 2023? O apaixonado em matemática? O focado nas redações? Devorador de leituras obrigatórias da Fuvest?
Com o início de um novo ano, você ganha uma valiosa oportunidade de reavaliar seus objetivos e traçar novas metas para ter um ótimo 2023. Não deixe de tirar um momento logo no início do ano para refletir e desenhar uma volta às aulas de sucesso.
Organizar (ou mudar) o local de estudo
Sua escrivaninha virou depósito durante as férias? Então está na hora de prepará-la para o novo ano letivo.
Vale fazer uma boa limpeza, jogar fora ou doar o que não faz mais sentido e, quem sabe, até redecorar o espaço para te inspirar. Se você costuma passar horas do dia neste mesmo espaço, é importante garantir que ele esteja confortável e funcione como uma área de estudos.
Mas se você está cansado de olhar para a mesma parede (mesmo que ela esteja muito bem decorada), está tudo bem: o cérebro pede por pequenas mudanças para poder continuar a funcionar.
Por isso, se você se sentir cansado, busque outros espaços da casa, como a sala, cozinha ou varanda. E se sua casa for pequena ou barulhenta, vá até uma biblioteca, aproveite o próprio espaço da escola ou estude ao ar livre, como em uma praça pública!
Criar um plano de estudos
Se formar e prestar vestibulares não é tarefa simples, com inúmeros conteúdos a serem assistidos e exercícios a serem praticados. Por isso, um plano de estudos pode ser necessário para organizar sua volta às aulas.
Nesse cronograma completo, você terá um “mapa” que lhe ajudará durante todo o ano letivo. Nele, devem constar:
- as disciplinas que deverão ser estudadas;
- o dia e horário para cada uma;
- controle de videoaulas e exercícios;
- treinos da redação;
- contagem de dias para provas e/ou vestibulares;
- livros para ler;
- espaços focados na revisão de conteúdos;
- momentos de lazer e autocuidado;
- entre outros pontos.
Apesar desse planejamento ser muito eficaz para fazer a gestão de tempo, muita atenção: ele deve conter apenas metas realistas alcançáveis. De nada adianta planejar assistir 10 videoaulas por dia se você só tiver tempo para 5 vídeos.
O autocuidado também deve ter espaço na rotina
Se já listamos “momentos de lazer e autocuidado” na lista acima, por que esse assunto apareceu aqui de novo? Porque ele é tão importante que merece um tópico próprio!
Para alcançar todos os objetivos que você listou no início do ano, é preciso mais do que estudar. É necessário cuidar do seu corpo e sua mente!
Sabemos que você é jovem e que preocupações como “comer frutas” e “dormir 8 horas todos os dias” não estão tão altas na sua lista de prioridades. Mas acredite, eles podem fazer a diferença na sua rotina.
O que isso significa?
- se exercitar todos os dias, como uma caminhada no bairro;
- não comer comidas pesadas antes de uma sessão de estudos;
- dormir de 7 a 8 horas por noite;
- fazer as refeições com calma, focado no que está comendo;
- buscar ajuda profissional se a ansiedade estiver atrapalhando os estudos.
E deixamos o melhor para o final: incluir momentos de lazer na sua rotina! Sim, ter um dia de descanso para sair com os amigos ou maratonar uma série também é autocuidado. Seu cérebro precisa descansar, então não se culpe por não estar estudando o tempo todo, ok?
Também vale a pena ler: Conheça 8 benefícios da meditação
Não se esqueça das leituras obrigatórias
Um ponto relevante dos vestibulares de grandes universidades, como USP e Unicamp, são as leituras obrigatórias, que podem ser abordadas nas provas de ambas as fases. Por isso, é importante encaixar no cronograma de estudo espaços de tempo para realizar as leituras de maneira leve e proveitosa.
Na Fuvest 2024, que terá a prova de primeira fase aplicada em 2023, são indicadas nove leituras aos participantes:
- Marília de Dirceu- Tomás Antônio Gonzaga
- Quincas Borba – Machado de Assis
- Angústia – Graciliano Ramos
- Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade
- Mensagem – Fernando Pessoa
- Nós matamos o cão tinhoso! – Luís Bernardo Honwana
- Campo Geral – Guimarães Rosa
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
- Dois irmãos – Milton Hatoum
A Unicamp também indica nove leituras, distintas da USP:
- A Tarde (Olavo Bilac)
- Olhos d’água (Conceição Evaristo)
- Carta de Achamento a el-rei D. Manuel (Pero Vaz de Caminha)
- Casa Velha (Machado de Assis)
- O Ateneu (Raul Pompeia)
- Niketche – uma História de Poligamia (Paulina Chiziane)
- Seminário dos ratos (Lygia Fagundes Telles)
- Canções escolhidas (Cartola)
- Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll)
Ou seja, há muito para ser lido nos próximos meses, não é mesmo? Para evitar confusão na hora do vestibular, vale a pena grifar pontos importantes e anotar palavras-chave que se transformarão em um resumo.
Essas anotações, que devem ter informações além do enredo, como o contexto histórico, podem ser relidas antes da prova para ajudar a relembrar o conteúdo.
Leia também: 5 séries disponíveis em streamings para se divertir e aprender
Implementar dicas científicas na rotina de estudos
Você sabia que alternar os conteúdos de estudo é um método cientificamente comprovado de melhorar a aprendizagem e a retenção de informações? Se você já sabe que terá uma grade curricular extensa, por que não transformar a ciência em sua amiga de estudos?
E você não precisa nem pesquisar: a AZ já preparou um conteúdo com 8 dicas comprovadas pela ciência para melhorar o rendimento na sala de aula e ter um estudo de qualidade.
Confira: Não consegue ter um estudo produtivo? Veja dicas de como aprender e estudar melhor
Esse é apenas um de uma série de conteúdos que preparamos para te ajudar a ter uma volta às aulas mais organizada e focada. É só acessar nosso blog e aprender como aprimorar os estudos com nossos artigos! Até a próxima!
Deixar um comentário