À medida que o fim do ano letivo se aproxima, as escolas começam a pensar na campanha de rematrícula escolar. Esse processo precisa ser bem estruturado, senão a instituição de ensino pode sofrer com perda de alunos, acarretando queda de faturamento.
No entanto, o ideal é que as ações de rematrícula escolar não comecem apenas no fim do ano letivo. Elas precisam ser praticadas ao longo dos meses, sobretudo no que se refere ao aprimoramento do ensino oferecido.
A decisão de mudar de escola não costuma acontecer de um dia para o outro. Por isso, é necessário estar atento quanto à insatisfação da família e do estudante ao longo do ano letivo para não haver debandada de estudantes no período de renovação da matrícula.
Se você não sabe como fazer uma boa campanha de rematrícula escolar, continue a leitura deste conteúdo e entenda o que fazer para evitar a perda de estudantes.
5 dicas para aumentar a taxa de rematrícula em 2023
As dicas a seguir também podem ser colocadas em prática durante as campanhas de captação de novos alunos, que costumam acontecer com a rematrícula escolar. Confira!
1. Entenda os motivos da não renovação de matrícula
Da satisfação dos pais com as abordagens de ensino utilizadas na escola até falta de condições financeiras para manter o aluno na instituição de ensino, diversos fatores podem colaborar para a não renovação da matrícula escolar. Por isso, a escola precisa entender quais são os problemas que estão afetando a taxa de rematrícula escolar.
Para isso, a escola pode entrar em contato diretamente com a família do estudante que manifestou desinteresse pela manutenção da matrícula. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa prévia por formulário, ligação telefônica ou aplicativos de envio de mensagens instantâneas.
No entanto, é sugerido que essa ação aconteça antes do início do período de rematrícula escolar para que a gestão tenha tempo hábil de aplicar ações que façam a diferença durante as rematrículas.
Outra sugestão que pode ajudar a aprimorar a instituição é a adoção de pesquisas de satisfação ao longo do semestre letivo.
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2. Ofereça descontos e benefícios
A falta de condições financeiras para manter o aluno é um dos principais motivos para que a rematrícula escolar não seja concluída. Nesse caso, a instituição de ensino precisa acompanhar as taxas de inadimplência e avaliar quais alunos possivelmente não vão renovar a matrícula para o próximo ano letivo.
Caso seja possível, o departamento financeiro da escola pode oferecer descontos para a família pagar débitos anteriores, aproveitando esse momento para realizar a renovação. No entanto, é essencial avaliar as condições do planejamento financeiro para a instituição de ensino não ter prejuízos.
Outra ação é oferecer benefícios e descontos para famílias que pagam em dia ou que tenham mais de 1 estudante na escola. Por exemplo, os alunos que fizeram a matrícula escolar antes do prazo podem receber isenção da taxa de matrícula. Outras opções são a isenção da taxa de matrícula ou oferecer livros didáticos.
3. Promova melhorias para o próximo ano letivo
A qualidade da educação é um dos principais fatores na hora de escolher uma escola. Por isso, caso a família esteja insatisfeita com o ensino-aprendizagem da instituição de ensino, maiores são as chances da rematrícula escolar não acontecer.
Nesse caso, a escola precisa fazer o monitoramento constante do ensino oferecido aos alunos para poder corrigir eventuais problemas a tempo. Caso a insatisfação chegue à gestão no fim do semestre letivo, cabe à escola apresentar ações de melhoria para o próximo ano.
Após avaliar o ensino, a escola precisa apontar à família e ao aluno quais serão as melhorias adotadas, antes do período de rematrícula. Essa é uma maneira de a instituição de ensino evidenciar a importância dada ao ensino-aprendizagem oferecido ao aluno, reforçando os diferenciais da escola.
4. Potencialize o marketing educacional
Essas e outras ações podem aparecer nas estratégias de marketing na campanha de rematrícula escolar. Nesse momento, é hora de evidenciar os diferenciais da instituição de ensino, visando persuadir a família do aluno a deixá-lo na escola no próximo ano letivo.
A escola pode promover ações voltadas à criação e manutenção de um relacionamento positivo com os familiares e alunos. Dessa maneira, é possível fidelizá-los, aumentando as taxas de matrícula escolar, bem como a indicação da instituição de ensino para novos estudantes.
No entanto, as ações de marketing precisam acontecer ao longo de todo o ano letivo, e não apenas no período de rematrícula escolar. É fundamental, por exemplo, que a escola tenha uma forte presença on-line e mantenha a comunicação com a família do aluno.
5. Automatize processos
A tecnologia faz parte da educação, sobretudo na automação de processos burocráticos. Existem diversos softwares voltados especificamente para a gestão escolar. Entre as funções, algumas opções oferecem a possibilidade de envio de comunicados para lembrar a família do aluno sobre a rematrícula escolar.
Dessa maneira, é possível economizar tempo da gestão escolar em diversas tarefas burocráticas, tais como envio de boleto de pagamentos e recebimento de documentação do aluno. Contudo, caso a escola implemente a tecnologia pela primeira vez, é essencial que os funcionários tenham treinamento prévio.
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Conte com a Plataforma AZ no próximo ano letivo
A escola precisa buscar soluções para melhorar o ensino oferecido aos alunos, para evitar a queda das rematrículas escolares no fim do ano letivo. Isso pode ser feito por meio de recursos digitais educacionais.
Nesse caso, a sua escola pode utilizar a Plataforma AZ, solução educacional completa da Conexia Educação, para aprimorar o ensino.
O AZ é uma plataforma que possui materiais físicos e também está no digital, com recursos que auxiliam professores e alunos no aprendizado, desde a Educação Infantil até o Pré-vestibular. Entre os benefícios, a escola terá à disposição:
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- conteúdos adaptados para o inglês;
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