Com sua primeira aplicação em 2020, o Enem Digital ainda desperta algumas dúvidas e gera rumores errôneos entre os participantes. Será que o Enem Digital pode ser feito em casa? O candidato perde mesmo sua prova se o computador quebrar?
Essas são apenas algumas das dúvidas sobre o formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio que vamos responder se são mitos ou verdades. Continue a leitura para descobrir!
10 mitos e verdades sobre o Enem Digital
1. O Enem Digital pode ser feito em casa
Mito! Assim como na versão impressa, o participante que optar pelo Enem Digital deve comparecer ao local autorizado e indicado pelo Inep para realizar a prova.
Nesse local, computadores sem acesso à internet são disponibilizados ao candidato. Ou seja, não é possível fazer o exame em um computador particular.
O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade dele ser realizado futuramente de forma remota com o auxílio de tecnologias que comprovem que o aluno efetivamente foi o responsável pelas respostas.
Contudo, ainda não há previsão para essa mudança.
2. A redação do Enem Digital é manuscrita
Verdade! Apesar de a prova ser realizada no computador, a redação precisa ser escrita à mão pelo participante. Uma folha é entregue ao candidato, assim como acontece na versão impressa.
Por essa razão, o participante que optar pelo Enem Digital precisa levar uma caneta esferográfica de material transparente com tinta na cor preta para transcrever o texto na Folha de Redação.
Leia também: Aprenda a montar um cronograma de estudos de revisão para o vestibular
3. O Enem Digital é aberto para todos os candidatos
Mito! Até o momento, o MEC estabeleceu uma quantidade limitada de participantes que podem optar pelo Enem Digital — em 2022, por exemplo, foram ofertadas 101.100 vagas. Contudo, esse número pode aumentar nas próximas edições.
Além da quantidade de vagas, há a limitação geográfica. Devido à necessidade de estrutura adequada para a realização do exame, ele é aplicado somente nos municípios indicados pelo Inep. Em 2022, 99 cidades terão a versão digital.
4. Quem optar pela versão digital do Enem não pode fazer a prova impressa
Verdade! A escolha entre o formato impresso ou digital é feita na hora que o participante realiza a inscrição no site do Inep. Por isso, não é possível fazer a prova nas duas modalidades.
Nesse sentido, é essencial que o participante esteja atento quanto à escolha do formato, pois a opção não pode ser alterada após a conclusão da inscrição.
Vale ressaltar ainda que, caso o município escolhido pelo participante não tenha disponibilidade de vaga no formato digital, é possível optar por outro município.
5. Os Enem digital é aplicado em datas diferentes da prova impressa
Mito! Em 2022, ambas provas serão aplicadas nos mesmos dias – 13 e 20 de novembro. Ambas as provas terão o mesmo horário de abertura e fechamento dos portões, 12h e 13h respectivamente (horário de Brasília).
Além disso, a ordem das provas segue a mesma para as duas versões do Enem. No primeiro domingo, o candidato fará a prova de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. No segundo domingo terá que fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Vale ressaltar que na segunda prova, o candidato recebe uma folha de rascunho para realização dos cálculos.
6. O aluno pode acessar à internet no Enem Digital
Mito! Apesar de ser realizada no ambiente virtual, o computador disponibilizado pelo Inep para o Enem Digital não tem acesso à internet.
Além disso, o aluno não consegue acessar arquivos conectados por outros dispositivos, ou abrir aplicativos e softwares como calculadora e editores de texto.
7. O Enem Digital adota ações para evitar fraudes
Verdade! Assim como acontece na versão impressa, fiscais acompanham o participante durante toda a prova. Também são aplicados os mesmos procedimentos de segurança para evitar a “cola” e fraudes.
Além disso, o Enem Digital oferece quatro opções de prova, com ordens de questões distintas em cada uma delas. A entrega acontece de maneira que o candidato faça a prova diferente do participante ao lado.
O participante não pode escolher o computador onde irá fazer a prova. Isso porque cada máquina é pré-determinada para cada candidato. Para iniciar o exame, é necessário inserir uma senha individual.
8. O candidato é desclassificado caso o computador apresente falhas
Mito! A escola disponibiliza computadores extras. Além disso, um técnico em informática estará à disposição para solucionar eventuais falhas técnicas.
Contudo, caso o participante demore mais do que 15 minutos aguardando um novo computador, ele terá de sair do local de prova e esperar a reaplicação do Enem na data divulgada posteriormente pelo Inep.
Leia também: 5 dicas para estudar menos e aprender mais
9. O Enem Digital tem recursos de acessibilidade
Verdade! Segundo o edital do Enem Digital 2022, o Inep assegurará os recursos de acessibilidade para participantes que requeiram desde que comprovem a necessidade. Esse requerimento deve ser feito no ato da inscrição.
Os recursos de acessibilidade estarão disponíveis para os participantes que apresentam:
- baixa visão;
- cegueira;
- visão monocular;
- deficiência física;
- deficiência auditiva;
- surdez;
- deficiência intelectual (mental);
- surdocegueira;
- dislexia;
- déficit de atenção;
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- discalculia;
- pessoa com outra condição específica.
10. O Enem Digital tem as mesmas questões que a prova impressa
Verdade! O Enem Digital e o impresso são realizados na mesma data, por isso, ambos os formatos de prova possuem as mesmas questões. O que muda é a maneira com que o exame é aplicado.
Caso as datas difiram, pode ser que o Inep altere as questões e/ou o conteúdo abordado nas provas. Porém, o nível de dificuldade de ambos os formatos será o mesmo.
Agora que você sabe como funciona o Enem Digital, prepare-se para um dos vestibulares mais concorridos do País com a Plataforma AZ.
Disponibilizamos diversos conteúdos gratuitos para o vestibulando se preparar para as provas. Acompanhe o blog AZ, ative as notificações do nosso canal do YouTube e dê um gás nos seus estudos!
Deixar um comentário