O período de matrículas abertas geralmente ocorre no fim do ano letivo. Porém, é importante que o gestor esteja atento quanto às estratégias de retenção e captação de alunos ao longo do ano.
A escola é um importante espaço de aprendizagem e convívio social. Por isso, não é uma escolha fácil para pais e responsáveis. Atrair alunos fora do período de matrícula permite que estudantes e familiares conheçam melhor as opções antes de decidir pela instituição.
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Ações de retenção e atração de alunos devem acontecer fora do período de matrículas abertas?
Apesar de as escolas receberem a maior quantidade de alunos no meio e no fim do ano letivo, diversos motivos podem levar um estudante a buscar uma instituição de ensino fora desse período — por isso, é importante o gestor escolar estar preparado.
Os motivos que levam os alunos a trocarem de escola com o ano letivo em andamento são diversos e dependem de diversos fatores como, por exemplo:
- mudança de residência – Quando a família muda para uma região diferente, muitas vezes é necessário encontrar uma nova escola mais próxima do novo endereço;
- insatisfação com a escola anterior – A insatisfação com a escola é outro motivo comum que leva os alunos a trocarem de escola fora do período de matrículas aberta;
- dificuldades de aprendizagem – Se o aluno está tendo dificuldades em acompanhar o ritmo de aprendizado, pode ser necessário procurar uma escola com um modelo pedagógico mais adequado às suas necessidades;
- condições socioeconômicas – A mudança de escola fora do período de matrículas abertas pode ocorrer quando a família passa a ter mais ou menos recursos financeiros;
- busca por novas oportunidades – Alunos podem buscar novas oportunidades em outras escolas, como participar de atividades extracurriculares ou com projeto pedagógico para educação bilíngue;
- bullying e conflitos interpessoais – Se o aluno sofre bullying e tem problemas para se relacionar com os colegas, a família pode cogitar trocar de escola para garantir a sua integridade física e mental.
Além de captar alunos, a escola precisa se preocupar em manter a qualidade de ensino, ou a gestão escolar poderá sofrer com saídas de estudantes que buscam instituições de ensino com boas propostas pedagógicas.
Como atrair e reter alunos no ano letivo?
A escola está apta a receber alunos durante todo o ano letivo, mas precisa colocar em ação boas práticas para atrair a atenção de pais e responsáveis. Veja dicas!
Ofereça atividades extracurriculares
Foi se o tempo que a escola era um espaço no qual o aluno aprendia apenas conceitos curriculares. Hoje, é um importante ambiente para o desenvolvimento integral, o que pode ser feito por meio de atividades extracurriculares.
As atividades extracurriculares são uma das ações para motivar os alunos e atrair interessados fora do período de matrículas abertas. Nesse sentido, a gestão escolar poderá oferecer esportes, aulas de reforço ou atividades artísticas. É válido avaliar quais as opções das escolas concorrentes e verificar quais as demandas dos alunos.
Promova eventos abertos à comunidade
Eventos abertos à comunidade oferecem bons momentos de descontração para que pessoas de fora possam conhecer a estrutura da instituição de ensino e para a gestão atrair a atenção de possíveis alunos.
Além disso, os eventos podem ser uma forma de estreitar o relacionamento com os alunos matriculados, bem como com os pais e responsáveis. A gestão escolar pode promover:
- feira cultural;
- feiras das profissões;
- atrações artísticas;
- preparação para vestibular;
- construção de uma horta escolar;
- arrecadação de livros e brinquedos para crianças;
- torneios esportivos.
Invista em tecnologias educacionais
As tecnologias educacionais podem ser utilizadas para atrair e manter os alunos na escola. Por exemplo, a escola pode oferecer plataformas digitais de ensino e aprendizagem que permitam o acesso aos conteúdos de forma mais prática e interativa.
No entanto, é importante ter uma proposta pedagógica onde os alunos aprendam também as implicações éticas da tecnologia, com responsabilidade digital e com segurança. Essa é uma das preocupações de pais e responsáveis, em uma época na qual crianças e adolescentes passam horas “pendurados” no smartphone.
Fortaleça o marketing digital educacional
O marketing educacional é importante para a escola promover a instituição, atraindo novos alunos e retendo os atuais. Algumas das ações digitais incluem:
- Site institucional – Efetivo para mostrar informações relevantes sobre a escola, mas, para isso, é importante que o site seja responsivo, fácil de navegar e contenha informações atualizadas. Além disso, os canais de atendimento devem estar aparentes;
- Redes sociais – As redes sociais são plataformas que permitem uma interação mais próxima entre a escola e a comunidade. É importante que a escola esteja presente nas principais e que publique conteúdo relevante e interessante para o público-alvo;
- E-mail marketing – Pode ser utilizado para enviar informações relevantes sobre a escola, eventos, campanhas, entre outros temas para a lista de contatos.
Aprenda mais: 7 dicas para ser um gestor escolar de sucesso em 2023
Participe da capacitação gratuita da Plataforma AZ
É importante que essas e outras ações sejam praticadas ao longo do ano letivo, mas em meio a correria, a gestão pode não ter um planejamento eficaz para o sucesso no período de matrículas abertas. No entanto, a Plataforma pode ajudar você nesse processo.
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Os conteúdos foram totalmente pensados para auxiliar as instituições de ensino a fazer um planejamento consistente e ter insights importantes sobre o período de matrículas abertas. Confira os temas abordados:
- O mercado educacional brasileiro e a necessidade de uma gestão escolar eficiente
- Como se posicionar com as rematrículas em um negócio de fidelização como a escola
- Temos um negócio de fidelização, mas todo ano precisamos de alunos novos?
- O que fazer quando a família estiver em sua escola
- O que você pode fazer para encantar os pais na sala de matrículas
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