Em meio à concorrência no mercado educacional, oferecer ensino de qualidade não é suficiente para fidelizar alunos. Também é papel da escola manter um bom relacionamento com estudantes, pais e responsáveis durante todo o ano letivo, além de colocar outras estratégias em ação.

Manter um cliente fiel pode ser mais fácil do que conquistar novos — nesse caso, estudantes. Por isso, pensar na retenção de alunos é tão importante quanto a captação. Veja dicas neste post!

Como fidelizar alunos e melhorar os índices de retenção da sua escola

É fundamental que a escola coloque em prática ações visando a permanência dos alunos na instituição de ensino até a finalização da etapa educacional. Veja algumas delas a seguir! 

1. Aproxime a escola da família

A família tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, por isso, precisa estar a par de tudo que acontece na escola. Ou seja, aproximar e criar vínculos com os pais e responsáveis é uma dica essencial para fidelizar alunos.

A participação ativa da família contribui para o desenvolvimento integral do aluno, pois os pais e responsáveis podem ajudá-lo nas tarefas de casa, incentivá-los nos estudos e perceber caso algo atrapalhe a aprendizagem. 

A parceria entre escola e família evidencia que o bem-estar e o desenvolvimento pleno do aluno são prioridades para a instituição. Dessa forma, é possível promover reuniões mensais, conselho de classe e atividades de lazer para estreitar os laços ao longo do ano letivo.

2. Invista em tecnologia educacional

A tecnologia faz parte da educação do futuro e não deve ficar de fora das ações para fidelizar alunos. Os recursos digitais facilitam o trabalho do professor e potencializam o aprendizado, pois tornam as aulas interessantes e motivadoras.

Alguns exemplos de tecnologias educacionais que podem ser aplicados para inovar na transmissão do conhecimento são:

  • materiais didáticos digitais;
  • plataformas de aprendizagem;
  • jogos educativos. 

Eles podem ser utilizados em conjunto com as metodologias ativas de aprendizagem, que visam transformar o aluno em protagonista da própria educação. 

Dessa maneira, a escola consegue elevar a qualidade de ensino, o que impacta positivamente no desempenho escolar. Alunos com boas notas e engajados nos estudos são fatores que contribuem para a renovação da matrícula e evitam a evasão escolar.

Veja também: Como a Plataforma AZ pode te ajudar a inovar

3. Ofereça atividades no contraturno escolar

Nem todos os pais e responsáveis conseguem se dedicar totalmente aos filhos em meio à rotina. Por isso, oferecer atividades extracurriculares é ideal para ocupar o tempo ocioso antes e após as aulas, o que contribui para a melhoria no aprendizado.

As atividades promovidas no contraturno escolar precisam ter viés multidisciplinar, com o objetivo de complementar as aulas regulares e ampliar o conhecimento. Há diversas opções que podem ser oferecidas pela escola, desde esportes até oficinas artísticas e culturais.

Antes de implementar o contraturno, a escola precisa ouvir sugestões das famílias e dos alunos sobre quais atividades podem ser desenvolvidas. Esse é um bom momento para a escola ressaltar a preocupação em oferecer um ensino-aprendizagem integral e que valoriza as habilidades dos estudantes.

4. Implemente metodologias pedagógicas inovadoras

Manter um ensino de qualidade é uma das principais maneiras de fidelizar alunos. Afinal, quando o assunto é educação, os pais e responsáveis sempre buscam o melhor. Para isso, além das dicas citadas neste texto, a escola pode investir em abordagens pedagógicas inovadoras.

As novas abordagens pedagógicas visam transformar o aluno em protagonista do aprendizado e desenvolver uma série de habilidades e competências, diferente do que acontece no ensino tradicional. Outro ponto importante é que essa nova maneira de ensinar não precisa estar ligada à sala de aula, pois a tecnologia amplia a possibilidade do ensino híbrido.

As metodologias ativas de aprendizagem, por exemplo, propõem ensino flexível e personalizado, onde o aluno pode aprender por experiências e elaboração de projetos. O blog da Plataforma AZ tem um ótimo conteúdo sobre o assunto. Acesse e entenda como essa abordagem funciona.

5. Acompanhe a satisfação de familiares e alunos

O feedback dos clientes é fundamental para uma empresa desenvolver estratégias de fidelização – e o mesmo precisa ser feito na escola. Nesse sentido, é preciso ouvir os alunos, pais e responsáveis para entender as demandas relacionadas ao ensino e ao ambiente educacional.

Os canais de atendimento são ótimas opções para a escola manter a comunicação com a família e alunos, mas também é possível oferecer eventos informais com a participação de toda a comunidade escolar. 

E é importante cultivar essa relação até mesmo nas férias escolares.

6. Potencialize o marketing educacional

O marketing educacional é um conjunto de ações que visam melhorar a imagem da escola perante ao público, com objetivo de captar e fidelizar alunos. É nesse momento que a instituição de ensino precisa evidenciar os diferenciais perante aos concorrentes.  

Entre as ações, a escola pode utilizar:

Marketing de conteúdo – Produção de conteúdos relevantes sobre assuntos relacionados ao nicho que, nesse caso, trata-se de educação. Essa estratégia visa atrair a atenção do leitor, por meio de blog, redes sociais e afins, para que ele possa seguir na jornada de captação e efetuar a matrícula.

Marketing de influência – Sabe aquele influencer que dá dicas de estudos nas redes sociais? A escola pode contratá-lo para marketing de influência, estratégia na qual pessoas com milhares de seguidores divulgam determinada marca na internet. É necessário que o perfil tenha relação com o público-alvo da escola.

7. Ofereça bonificações 

A escola pode oferecer descontos na mensalidade para quem faz parte da instituição, desde que o planejamento financeiro esteja favorável para essa estratégia. Afinal, é mais fácil manter um veterano do que conquistar novos estudantes. 

Por exemplo, a escola pode oferecer um desconto para quem efetuar a matrícula escolar antes do prazo final. Dessa maneira, será mais possível ter uma estimativa de quantos alunos permanecerão na instituição no próximo ano letivo. Além disso, também é possível reduzir a mensalidade para alunos do mesmo núcleo familiar.

Como você leu ao longo deste texto, investir em educação de qualidade é fundamental para fidelizar alunos. Por isso, não deixe de conhecer a Plataforma AZ, solução educacional que une o físico ao digital,  com metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo.

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