O Ensino Fundamental no Brasil é a etapa educacional mais longa da Educação Básica. Ao longo dessa caminhada, existem diversos desafios para que a escola possa proporcionar um ensino-aprendizagem de qualidade, voltada para atender as especificidades dos alunos em desenvolvimento.
Segundo o Censo Escolar 2021, cerca de 26,5 milhões de alunos estão nessa fase de escolarização, dividida em Fundamental 1 (Anos Iniciais) e Fundamental 2 (Anos Finais). O ideal é começar aos 6 anos e finalizar esse ciclo aos 14 anos. Ou seja, esse período é composto tanto por crianças, quanto por adolescentes.
Ao longo do Ensino Fundamental, os alunos passam por uma série de transformações cognitivas, sociais, emocionais e acadêmicas que exigem um currículo pedagógico específico para ajudá-los nessas mudanças que ocorrem ao longo da escolarização.
Vamos continuar a discussão sobre esse assunto? Continue a leitura e entenda mais sobre a importância do Ensino Fundamental!
5 pontos que ajudam a entender a importância de investir no Ensino Fundamental
Para entender a importância do Ensino Fundamental no desenvolvimento dos estudantes, separamos 5 pontos sobre esse relevante processo de formação.
Leia também: Veja 7 dicas para lhe ajudar a montar um plano de aula eficiente
1. Conteúdos curriculares fragmentados
O Ensino Fundamental é marcado por uma mudança importante no currículo acadêmico. Os alunos deixam de ter aulas com um professor generalista nos anos iniciais e passam a ser acompanhados por professores especialistas a partir do 5° ano. Ou seja, eles passam a ter aulas de língua portuguesa, matemática, geografia e ciências.
Com isso, os alunos começam a se aprofundar nas disciplinas das quatro áreas de forma fragmentada. Essa transição exige atenção da equipe pedagógica das duas etapas, afinal, os alunos vão se deparar com diferentes métodos de estudo e material didático, que podem gerar uma série de ansiedade e insegurança.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas”.
2. Fase educacional voltada para a alfabetização
Os dois primeiros anos do Ensino Fundamental 1 são voltados para a alfabetização do aluno. É quando a criança começa adquirir habilidade de leitura, escrita e a capacidade de compreender os números. É o primeiro passo da educação construtiva.
A partir daí, os alunos adquirem capacidade para interpretar e criticar fatos ao redor, podendo ainda exercer a autonomia e resolver problemas. Por isso, é essencial que a escola dê atenção para que esse processo ocorra de forma saudável e na idade correta.
Sem essas habilidades básicas, torna-se inviável prosseguir com as demais séries educacionais, além de interferir na vida social do aluno. E não basta apenas ensinar a ler e escrever: é preciso que esse processo seja incorporado no dia a dia dos estudantes, sob o risco da escola formar analfabetos funcionais.
Leia também: Como usar as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas no incentivo à escrita e leitura?
3. Mudanças emocionais
A maioria dos alunos do Ensino Fundamental têm entre 11 e 14 anos, período marcado por intensas mudanças emocionais. Nesta etapa, os jovens estão se descobrindo enquanto indivíduos, formando a própria personalidade e experimentando emoções intensas a todo momento.
É nessa hora que a escola deixa de oferecer apenas os conteúdos curriculares formais e passa a desempenhar o papel de ser um ambiente de acolhimento e de suporte emocional, visando a formação integral do aluno.
A educação socioemocional pode ser aplicada em todas as fases da Educação Básica, mas é no Fundamental que ela se torna ainda mais importante. Dessa forma, os alunos podem compreender e lidar melhor com as próprias emoções, sentimentos e fragilidades.
4. Ampliação dos laços afetivos
Ademais, o Ensino Fundamental possibilita o estreitamento dos laços afetivos, sobretudo para os alunos na pré-adolescência e adolescência. Essa é a etapa na qual surgem as amizades e os alunos começam a construir a própria sexualidade e relacionamentos.
Em alguns casos, os adolescentes começam a ingressar no mercado de trabalho — a Constituição Federal permite o trabalho como aprendiz a partir dos 14 anos —, o que amplia ainda mais as possibilidades de interação social.
O Ensino Fundamental precisa preparar o aluno para a construção e manutenção das relações pessoais dentro e fora do ambiente escolar, especialmente no reconhecimento e respeito à diversidade, seja de raça, gênero, sexualidade, classe social, religião, entre outros.
5. Preparação para o Ensino Médio
Todos sabemos que o Ensino Fundamental serve como preparação para o Ensino Médio. Mas o que sempre vale lembrar é que essa última etapa serve para aprofundar os conhecimentos adquiridos anteriormente pelos alunos.
O Ensino Fundamental serve como base para todas as próximas etapas educacionais. Se ela não for bem estruturada, o estudante terá sérios desafios para o Ensino Médio e para a graduação.
Por isso, é essencial que a escola elabore um currículo que prepare os alunos educacionalmente para as próximas etapas, sobretudo os que se encontram nos dois últimos anos (8° e 9° ano).
Aprimore o currículo do Ensino Fundamental da sua escola!
Como você leu ao longo deste post, o Ensino Fundamental é essencial para a formação de um indivíduo nas mais diferentes dimensões formativas. Para aprimorar o currículo educacional das turmas do 1° ao 9° da sua escola, conte com a Plataforma AZ.
A Plataforma AZ é uma solução educacional completa da Conexia Educação. Com os nossos conteúdos, os estudantes têm uma experiência inovadora para a formação integral, com trilha personalizada de estudos e metodologia que estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo.
Para os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a Plataforma AZ oferece formação integral do aluno por meio de uma jornada lúdica e transformadora com a Turminha AZ, além de materiais interdisciplinares enriquecidos por habilidades essenciais.
Ademais, a alfabetização é realizada com metodologia própria e os alunos são estimulados com o uso de novas tecnologias para potencializar o aprendizado. A transição para o Ensino Fundamental – Anos Finais é feita de forma planejada e leve a partir do 5º ano.
Para estas turmas, a Plataforma AZ promove uma experiência única para o aluno com a construção do aprendizado alinhada aos desafios do século XXI, potencializado com um conteúdo multiplataforma, o desenvolvimento do pensamento computacional e a transição planejada para o Ensino Médio.
Entre em contato com um consultor educacional e saiba como a sua escola pode se tornar uma parceira da Plataforma AZ.
Deixar um comentário