O fim do ano letivo (e as tão aguardadas férias) é esperado por toda a comunidade escolar. Contudo, para a gestão escolar pedagógica, esse também é o período ideal para planejar o próximo ano escolar.
Se você é gestor escolar, continue a leitura deste post para entender como realizar esse processo.
O que a escola pode fazer no fim do ano letivo?
Todos os setores da escola precisam estar alinhados para planejar o novo ano letivo. Veja dicas da Plataforma AZ que podem ser colocadas em prática ao final de mais um ciclo escolar.
1. Preparar as aulas de reforço escolar
Apesar do esforço da gestão pedagógica, pode ser necessário encaminhar alunos para a recuperação escolar. Nesse sentido, a escola pode utilizar os dias que antecedem o fim do ano letivo para preparar o calendário de aulas, conteúdo programático e material didático que serão utilizados nesse período.
A recuperação escolar não é o momento para a escola abordar todos os conteúdos dados ao longo do ano letivo, pois não há tempo hábil para essas atividades. Por isso, a gestão pedagógica precisa fazer um recorte de quais temas serão revistos.
Além disso, é necessário pensar em estratégias de ensino-aprendizagem diferentes das utilizadas ao longo do ano letivo, para que o aluno tenha uma nova perspectiva sobre o conteúdo no qual ele já teve contato anteriormente.
2. Montar um calendário de reuniões do próximo ano letivo
Apesar de o encerramento do ano letivo ser de férias para a equipe pedagógica e para o corpo docente, esse período também precisa ser reservado para fazer o calendário de encontros do próximo ano. Afinal, o planejamento escolar precisa ser feito antes do retorno às aulas.
É provável que a escola utilize os meses de janeiro e fevereiro para realizar o planejamento escolar, sobretudo no que se refere ao Projeto Político Pedagógico. Para evitar faltas, é essencial que a gestão envie antecipadamente os dias e horários nos quais as reuniões serão realizadas.
3. Reunir dados de desempenhos de alunos
O final do ano letivo é uma ótima oportunidade para a escola avaliar o ano que passou. Dessa maneira, é possível realizar ajustes para aprimorar o ensino-aprendizagem para o ano letivo que virá – o que pode ser feito por meio da coleta e análise de dados dos alunos.
Para isso, a escola pode utilizar o resultado das avaliações escolares realizadas ao longo do ano para identificar quais foram os temas de maior dificuldade dos alunos, por exemplo. Outra maneira é solicitar o feedback de alunos, sobretudo quanto à atuação do professor, atividades realizadas, entre outros pontos.
Com esses dados em mãos, a gestão pedagógica terá como fazer ajustes com base na realidade da escola. Outro dado importante para acompanhar e analisar é a frequência dos alunos, visando avaliar a taxa de evasão escolar e abandono escolar. Deve-se pensar no que pode ser feito para mudar esse cenário.
4. Avaliar as metodologias pedagógicas utilizadas
O fim do ano letivo também pode ser usado para a escola efetuar uma autoavaliação quanto às metodologias e abordagens pedagógicas utilizadas ao longo do ano que se passou. Assim, as estratégias de pouca eficácia precisam ser substituídas ou aprimoradas.
A opinião dos alunos é importante nessa etapa, afinal, ele é o personagem principal na sala de aula. Além disso, a gestão pedagógica pode debater a implementação de metodologias ativas de aprendizagem, caso ainda não as utilize.
5. Realizar melhorias nas estruturas físicas
Pintura das paredes, troca de cadeiras e ampliação do espaço físico são alguns dos reparos e melhorias que podem ser efetuadas no espaço físico da escola. É importante que essa atividade seja planejada logo depois do encerramento do ano letivo.
Algumas obras são longas, necessitando de um prazo maior para serem finalizadas. Por isso, elas devem ser feitas enquanto a escola está vazia. Além disso, a escola precisa fazer a aquisição de equipamentos com antecedência para que a entrega seja feita antes do retorno às aulas.
No entanto, é preciso garantir que as obras sejam finalizadas antes do período de matrícula. Isso porque, durante o mês de janeiro, as instituições de ensino costumam receber visitas de famílias em busca de escolas. Ou seja, uma obra em andamento pode dificultar essas reuniões.
6. Estruturar campanha de matrícula
O término do ano letivo compreende os meses de novembro e dezembro, período propício para a estruturação das campanhas de matrícula para janeiro e fevereiro. É nessa época em que ocorre uma procura maior por escolas.
Em meio a tantas opções disponíveis, se destaca a escola que souber desenvolver uma campanha de matrícula organizada, assertiva segundo o perfil do público que se deseja atingir. Para isso, é fundamental montar um cronograma com todas as ações necessárias.
Além disso, a escola precisa treinar os funcionários para receber os alunos e familiares no período de matrícula como:
- receber documentos exigidos para novos estudantes;
- fazer uma abordagem de prospecção correta;
- cuidar dos diferentes meios de comunicação da escola;
- entre outras ações.
Se sua escola deseja ter uma campanha de matrículas com maior captação e retenção de alunos, a Maratona Campanha de Matrículas pode te ajudar. Essa série gratuita da Plataforma AZ tem como objetivo ajudar as escolas a se planejar e ter resultados melhores nesses períodos.
Atenção: essa oportunidade única para gestores e mantenedores possui vagas limitadas, então entre agora no site e se matricule!
Leia também: Como a inovação na escola contribui para aumentar as matrículas e engajar estudantes?
7. Colocar ações de rematrícula em prática
Além de buscar novos alunos, o encerramento do ano letivo também pode ser utilizado para manter os estudantes matriculados na instituição de ensino. Para isso, é fundamental intensificar o diálogo com as famílias que demonstram desinteresse em renovar a matrícula para o próximo ano.
Por meio da escuta ativa, a gestão escolar poderá entender os motivos que levam a não renovação da matrícula e oferecer soluções para sanar a insatisfação. Além disso, a campanha de rematrícula deverá apresentar quais melhorias serão feitas no próximo ano letivo.
Contudo, vale ressaltar que a escola não precisa esperar o fim do ano letivo para colocar as ações de rematrícula em prática. A fidelização do aluno precisa ser feita ao longo de todo o ano letivo como, por exemplo, com uma boa comunicação com pais e responsáveis e com a utilização de metodologias pedagógicas inovadoras.
Dicas bônus: aproveite o fim do ano letivo para conhecer a Plataforma AZ
O encerramento do ano letivo pode ser usado pela gestão para apresentar a Plataforma AZ ao corpo docente e pedagógico da instituição de ensino.
A Plataforma AZ é uma solução educacional completa, voltada para oferecer um ensino-aprendizagem integral para alunos da Educação Infantil até o pré-vestibular. Com materiais no meio físico, uma plataforma 100% digital e a ajuda de recursos pedagógicos inovadores, o AZ estimula a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo.
Acesse o site para conhecer as funcionalidades da Plataforma AZ, ou entre em contato com um consultor educacional para sanar suas dúvidas e começar o próximo ano letivo inovando na sala de aula!
Deixar um comentário