Vai prestar o vestibular Unicamp 2024, mas está perdido com tantas informações disponibilizadas no edital do candidato? É importante entender o formato da prova e, assim, organizar os estudos e a revisão com base em critérios de aprovação definidos pela banca avaliadora.
Neste post, reunimos as principais informações de um dos vestibulares mais concorridos do País. E o melhor: no final deste conteúdo te daremos acesso a um material gratuito da Plataforma AZ para alcançar a aprovação na Unicamp. Boa leitura!
Unicamp: a 2ª melhor universidade pública do País
Localizada no interior de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é considerada a segunda melhor instituição de ensino superior pública do País, e a terceira da América Latina, de acordo com um ranking internacional divulgado em 2022. É conhecida pela excelência acadêmica e contribuições significativas para pesquisa, ensino e inovação.
A Unicamp possui três unidades: Campinas, Piracicaba e Limeira, mas é em Campinas onde se concentra grande parte das atividades acadêmicas. A instituição é reconhecida pela sua qualidade de ensino e pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
No último vestibular da Unicamp, foram registrados 61,6 mil candidatos inscritos, para 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. Esses números mostram a alta competitividade na instituição, sobretudo nos cursos de medicina, arquitetura e urbanismo, e ciência da computação.
Quando é o vestibular da Unicamp 2024?
Segundo o edital do candidato, a primeira fase do vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023, e a segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro.
Vale ressaltar que, antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos ao curso de Música. Os vídeos devem ser enviados entre 18 e 29 de setembro pela internet.
Para os demais cursos que exigem provas específicas, como as graduações em Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de Habilidades Específicas serão aplicadas entre os dias 7 e 9 de dezembro.
Como funciona o vestibular da Unicamp?
Pela primeira vez, na primeira fase do vestibular Unicamp serão aplicadas seis questões de Sociologia e de Filosofia, sendo três de cada disciplina.
Já o número de questões das disciplinas de Biologia, Física, Química, História, Geografia e Inglês será reduzido de 8 para 7 em cada uma. Além disso, para o vestibular Unicamp 2024, o número de questões de Língua Portuguesa/Literaturas e de Matemática não será alterado, permanecendo 12 de cada disciplina.
Na segunda fase também haverá alteração nas questões do segundo dia de provas. Segundo a organização da prova, os candidatos aos cursos de Humanas/Artes e de Biológicas/Saúde farão menos questões de Matemática, que passam de seis para quatro.
Além disso, duas questões de Filosofia/Sociologia serão incluídas para a área de Humanas, bem como mais duas questões de Biologia para a área de Biológicas.
O número total de questões tanto na primeira fase como na segunda fase não será alterado – serão 72 questões de múltipla escolha na primeira etapa, e um total de 30 questões e a redação na segunda fase.
Provas de habilidades específicas
As provas de habilidades específicas valem, no máximo, 48 pontos, segundo o edital. O formato da prova e os critérios de avaliação das provas de Habilidades Específicas de cada curso estão no site do vestibular da Unicamp 2024.
O candidato que não realizar ou obtiver nota 0 em qualquer uma das etapas das provas de habilidades específicas no vestibular será eliminado do curso de primeira opção, mas poderá concorrer na segunda opção, caso ela exista.
Uma informação importante para quem concorrerá ao curso de Música é que as provas de habilidades específicas serão realizadas no formato virtual antes da 1ª fase do Vestibular 2024. Os arquivos digitais devem ser enviados no site da Comvest.
Prova de redação no vestibular Unicamp
A redação do vestibular Unicamp 2024 será aplicada na segunda fase e busca avaliar habilidades de leitura e escrita dos candidatos na produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. Ou seja, o formato é alterado em cada edição da prova.
Segundo a instituição, cada uma das propostas de redação é acompanhada de tarefas a serem cumpridas pelos candidatos e de um ou mais textos para leitura, que visam subsidiar a proposta temática e o seu projeto de texto.
Ao propor gêneros discursivos, a prova de redação visa simular situações reais de escrita, por isso é importante que os candidatos fiquem atentos à situação de produção e circulação do texto a ser elaborado e à interlocução dos gêneros discursivos solicitados na prova.
O próprio edital do candidato apresenta dicas de como tirar uma boa nota na redação da Unicamp:
- é preciso que os candidatos demonstrem ter experiência de leitura e saibam delinear um projeto de texto em função de um ou mais objetivos;
- o cumprimento da proposta temática;
- qualidade da leitura dos textos oferecidos na prova, e a articulação coerente e coesa de elementos da escrita.
Critérios de redação
Os candidatos devem atender aos seguintes critérios no desenvolvimento da redação da Unicamp:
1. Proposta temática: os candidatos devem cumprir a(s) tarefa(s) que está(ão) sendo solicitada(s), observando o recorte temático e as instruções do enunciado;
2. Gênero: o texto elaborado deve ser representativo do gênero discursivo solicitado, tendo em vista a situação de produção, circulação e os interlocutores nela implicados;
3. Leitura: é esperado que os candidatos façam uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) na proposta e saibam mobilizá-lo(s) em função do seu projeto de escrita, e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem;
4. Articulação escrita: os textos produzidos pelos candidatos devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, apresentar uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização e clareza dos enunciados.
Leituras obrigatórias da Unicamp 2024
A Unicamp costuma indicar uma lista de leituras obrigatórias. Para as edições de vestibular 2024, a organização da prova apresenta as seguintes obras literárias:
- Olavo Bilac – A Tarde
- Conceição Evaristo – Olhos d’água
- Pero Vaz de Caminha – Carta de Achamento a el-rei D. Manuel
- Machado de Assis – Casa Velha
- Raul Pompeia – O Ateneu
- Paulina Chiziane – Niketche – uma História de Poligamia
- Lygia Fagundes Telles – Conto “Seminário dos ratos”
- Cartola – Canções escolhidas
- Lewis Carrol – Alice no país das maravilhas
Como se preparar para o vestibular da Unicamp?
Para estudar para a Unicamp, é importante entender como o vestibular é estruturado, tais como o número de questões, os tipos de prova, os critérios de correção e as disciplinas abordadas.
Pensando nisso, a Plataforma AZ, solução educacional inovadora, disponibiliza diversos materiais gratuitos que vão ajudar o vestibulando na preparação.
➡️Vídeos sobre o vestibular da Unicamp no canal AZ no YouTube
➡️Confira 5 dicas para aprender mais estudando menos!
Quer ainda mais ajuda? Então você precisa conhecer o Projeto Aprovação da Plataforma AZ, referência em alta performance nos vestibulares mais concorridos do Brasil e líder em notas 1.000 na redação do Enem.
Acesse nosso site, preencha o formulário e receba outros materiais de apoio para a Unicamp 2024, assim como outros vestibulares – leva poucos segundos e é de graça!
Deixar um comentário