O período de rematrículas da escola pode ser um grande desafio, já que atender às demandas de todos os alunos e organizar os preparativos para o próximo ano letivo torna o momento complexo para a equipe escolar.
Por isso, é comum que gestores escolares se perguntem qual é o melhor momento para abrir o processo de rematrículas. Quer saber a resposta? Descubra a seguir quando abrir as matrículas, os motivos e os benefícios dessa decisão!
Quando você deve abrir o período de rematrículas?
Antes de lançar a campanha de matrículas — que costuma acontecer entre outubro e dezembro — é importante já ter iniciado o período de rematrículas escolares.
E, apesar de não haver uma data exata, antecipar esse processo pode ser uma vantagem competitiva ótima para a sua escola. Continue a leitura para entender o porquê.
Você consegue planejar melhor o novo ano letivo
Ao abrir as rematrículas mais cedo, a escola pode ter uma ideia mais clara do número de estudantes para o próximo ano letivo. Isso permite que a administração faça projeções precisas sobre a quantidade de turmas, professores, materiais didáticos e recursos necessários para atender a demanda esperada.
Um período de rematrículas antecipado também dá à administração mais tempo para lidar com questões administrativas, como documentação dos alunos, geração de boletos, contratos e outros aspectos burocráticos.
Você estará à frente das escolas concorrentes
Abrir o período de rematrículas mais cedo pode conferir à escola algumas vantagens competitivas em relação aos concorrentes que ainda não abriram o processo de retenção de alunos.
Por exemplo, ao garantir que as inscrições estejam abertas mais cedo, a escola aumenta as chances de ser escolhida pelas famílias. Isso porque, por ter uma rotina agitada, alguns pais priorizam instituições que estão com matrículas abertas no momento.
Outra boa atitude é limitar o período de rematrículas, pois assim a escola pode criar uma sensação de exclusividade e escassez. Ao criar um senso de urgência, os pais podem sentir que têm uma oportunidade única de garantir uma vaga para seus filhos.
Você facilita o processo de rematrícula dos alunos
Abrir o período de rematrículas o quanto antes oferece às famílias dos alunos mais tempo para planejar as inscrições de acordo com suas necessidades e objetivos.
Ademais, a possibilidade de se inscrever com antecedência ajuda a reduzir a sobrecarga nos sistemas eletrônicos de matrícula e evita problemas técnicos ou lentidão no momento das inscrições.
Leia também: Gestão educacional e tecnologia: descubra como aliá-las
Você pode recuperar os alunos com baixa adesão à rematrícula
Outro grande benefício ao antecipar as matrículas é a reversão de casos de alunos que estão considerando deixar sua escola. Afinal, quando um aluno atrasa ou adia o ato de rematrícula significa que há algo de errado e, assim, você pode identificar os problemas.
Outra atitude benéfica é oferecer incentivos ou descontos nas primeiras rematrículas. Dessa forma, a escola pode incentivar as famílias a tomarem uma decisão rápida e aumentar sua taxa de retenção.
Leia também: Confira 5 dicas da Plataforma AZ para aumentar a taxa de rematrícula escolar
Você pode criar estratégias para captação de alunos
Por fim, mas não menos importante, adiantar as inscrições das matrículas permite que você saiba quantas vagas e turmas a sua escola ainda pode captar.
Isso permite que a equipe responsável pela captação de alunos tenha tempo suficiente para desenvolver campanhas de marketing, criar materiais promocionais e definir estratégias de comunicação.
O que também pode incluir visitas escolares, reuniões individuais com orientadores educacionais e esclarecimento de dúvidas — tudo o que contribui para a captação de novos estudantes.
Leia também: Veja 5 dicas de como usar a tecnologia para melhorar a captação de alunos
Como se preparar para o período de rematrículas e fidelizar as famílias?
Além de antecipar o período de rematrículas, você também pode tomar outras medidas que farão você atrair novos alunos e reter aqueles que já estão na escola.
Um exemplo é o investimento em soluções educacionais inovadoras, como o uso de plataformas de aprendizagem. Por meio delas, os alunos conseguem aliar o que há de mais moderno com práticas interativas, personalizadas e metodologias ativas.
Além disso, você também pode investir no ensino bilíngue. Transformar a sua instituição em uma escola bilíngue é um diferencial frente a mais de 40 mil escolas privadas, segundo pesquisas do Ministério da Educação e da Abebi.
Para entender melhor outras práticas que você pode aderir no planejamento da sua escola, a Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, pode te ajudar por meio da Maratona Campanha de Matrículas! Essa série é uma capacitação gratuita e online que te oferecerá táticas para ter melhores resultados no período de rematrículas!
Os episódios abordam os seguintes temas:
- O mercado educacional brasileiro e a necessidade de uma gestão escolar eficiente.
- Como se posicionar com as rematrículas em um negócio de fidelização como a escola.
- Temos um negócio de fidelização, mas todo ano precisamos de alunos novos?
- O que fazer quando a família estiver em sua escola.
- O que você pode fazer para encantar os pais na sala de matrículas.
Não perca tempo, pois as vagas são limitadas. Acesse agora e inscreva-se!
Deixar um comentário