Cada fechamento de semestre letivo serve para realizar um pequeno balanço do ensino-aprendizagem até então. No entanto, para o final do ano, a escola precisa fazer uma avaliação abrangente e aprofundada. 

Há diversas maneiras de avaliar o ano letivo que passou e entender quais ajustes deverão ser feitos para melhorar o ensino-aprendizagem. Continue a leitura deste texto para ler as dicas da Plataforma AZ.  

Saiba como utilizar o fechamento de semestre de maneira estratégica

1. Revise o planejamento feito no início do ano letivo

Um dos principais pontos de partida para um bom fechamento de semestre é revisar as metas e planejamentos traçados no início do ano letivo. Dessa maneira, a escola consegue ter parâmetros concretos na hora de fazer as comparações. 

Vale ressaltar que a avaliação não deve se restringir ao Plano Político Pedagógico, pois uma instituição de ensino é composta por diversos tipos de planejamento que vão além da área pedagógica. Esse processo pode ser feito por meio de grupos de trabalho.

A área pedagógica, por exemplo, pode ficar responsável por todos os planejamentos da área. Cada equipe temática pode indicar um líder para facilitar o fluxo de trabalho e fazer a articulação entre os outros setores.

A partir disso, é preciso criar ferramentas para efetuar as análises. Isso pode ser feito por meio de gráficos e tabelas para facilitar a visualização do que foi planejado para o que foi realizado até o fechamento do semestre. Esse processo demanda tempo, por isso, pode ser necessário separar vários dias para finalizar essa etapa. 

2. Colete o feedback dos professores e demais funcionários

Outra maneira efetiva de avaliar o fechamento do semestre e do ano letivo é por meio da coleta do feedback de professores e demais funcionários responsáveis pelo ensino-aprendizagem. 

Afinal, eles sabem como ninguém quais as principais dificuldades no dia a dia escolar, se o planejamento foi concretizado ao longo do semestre, entre outros fatores. 

Essa etapa pode ser feita de várias formas: coleta de feedback individual por meio de formulário online, reunião com professores de cada série e/ou disciplina, entre outros meios. 

Além disso, promover um conselho de classe antes do fechamento do semestre também é uma ótima oportunidade para ouvir os docentes antes das férias.

Entre os feedbacks, a escola precisa entender:

  • Quais materiais didáticos foram mais adequados durante o semestre e o ano letivo passado?
  • Houve dificuldade para aplicar alguma metodologia pedagógica?
  • O calendário acadêmico foi efetivo?
  • Quais os principais problemas enfrentados na relação professor-aluno?
  • Quais melhorias para o próximo ano letivo a escola precisa pôr em prática?
  • O que não fazer no próximo ano letivo?

Além dos professores, é essencial que a gestão escolar ouça os demais funcionários da escola. Todos são importantes para um bom funcionamento, independentemente do setor no qual trabalha. Isso porque pode ser que um problema em uma área reverbere em outra

Por exemplo, o sistema lento e burocrático da portaria para liberar o acesso do aluno pode levar ao atraso para o início das aulas, impactando no planejamento acadêmico feito pelo professor. A escola pode não ter essa noção caso deixe de avaliar os outros setores.

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3. Avalie o rendimento escolar dos alunos

Avaliar o rendimento acadêmico dos alunos é fundamental para a escola verificar se as abordagens pedagógicas utilizadas até o fechamento do semestre foram efetivas, ou se será necessário realizar ajustes. Utilizar as médias do ano anterior pode ser um ponto de partida para essa avaliação. 

No primeiro momento, é necessário fazer a coleta desses dados. A tecnologia pode ser uma importante aliada, já que ela facilita e agiliza esse processo – sobretudo porque uma escola costuma ter centenas de alunos. Para isso, é possível utilizar ferramentas de Big Data voltadas para a educação. 

Além de fazer comparação anual das taxas de rendimento escolar, é necessário fazer comparações das notas do primeiro fechamento de semestre. Assim é possível observar o desenvolvimento de cada turma ao longo do ano letivo, além de gerar insights para aprimorar o ensino-aprendizagem.

Ao verificar que uma turma teve resultados insatisfatórios, a gestão escolar precisa se debruçar para encontrar as causas para o baixo desempenho dos alunos. Por isso, essa etapa também pode levar alguns dias para ser finalizada. 

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4. Reúna-se com a família dos alunos

A gestão escolar também precisa avaliar como se deu a relação escola-aluno-família durante os semestres letivos que passou. Isso pode ser feito por meio de uma reunião, onde eles podem expor as opiniões e críticas referentes à escola.

Vale ressaltar que, nessa hora, é preciso ir além das questões pedagógicas. Até porque a família pode estar insatisfeita também com outros pontos como, por exemplo, a dificuldade para emitir boletos de pagamento ou para acessar o portal de acompanhamento do aluno. 

Também é preciso ouvir os alunos, afinal, eles devem ser os protagonistas no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é preciso entender quais as principais insatisfações quanto à educação promovida pela escola, seja no âmbito pedagógico, de estrutura física, entre outros aspectos.  

5. Prepare o planejamento para o próximo ano letivo 

Após as avaliações realizadas no fechamento do semestre, a escola pode começar a estruturar o planejamento para o próximo ano letivo. Mesmo que o tempo antes das férias escolares não seja suficiente, é importante deixar algumas ações planejadas para evitar o acúmulo de tarefas no retorno às atividades. 

Por isso, a escola precisa organizar o calendário de maneira que as principais ações sejam alinhadas antes das férias escolares. Vale ressaltar que o retorno da equipe escolar precisa ser antes do início das aulas dos alunos, pois a gestão precisa se preparar. 

Esse período entre o fechamento do semestre e o planejamento do ano novo letivo pode ser usado para conhecer e testar ferramentas pedagógicas para aprimorar o ensino-aprendizagem, a exemplo da Plataforma AZ

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