A área da psicologia aponta que o ato de falar é um processo terapêutico, pois se expressar tem dimensão de cura. Algo parecido pode ser colocado em prática na escola por meio da Pedagogia da Escuta, abordagem que visa a livre expressividade da criança.
Para isso, o professor precisa “dar voz” para os alunos expressarem sentimentos e experiências, livres de julgamentos. Afinal, a escuta precisa ser sensível para que o “falar” realmente seja positivo. Se interessou pela abordagem? Saiba como colocá-la em prática!
O que é pedagogia da escuta?
Desenvolvido pelo pedagogo italiano Loris Malaguzzi, a Pedagogia da Escuta é uma abordagem educacional que se concentra em desenvolver habilidades para ouvir o aluno com empatia e atenção plena. Também objetiva criar espaços seguros e acolhedores para os estudantes se expressarem livremente e serem ouvidos sem julgamento.
Essa abordagem envolve um processo de escuta ativa, que implica em ouvir atentamente para compreender a perspectiva do aluno em diversos contextos. Isso envolve uma abertura para diferentes pontos de vista, valores e experiências, além de conseguir identificar e superar barreiras que interfiram na construção de uma relação de parceria.
Ao praticar a Pedagogia da Escuta, a escola ajuda o aluno a:
- desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas;
- melhorar a comunicação e a compreensão mútua;
- construir relacionamentos mais saudáveis com todos os agentes da comunidade escolar.
Quais os benefícios da escuta no processo educacional?
Possibilita entender o aluno
Quando os educadores ouvem atentamente os alunos, eles podem entender melhor as necessidades e dificuldades de aprendizado de cada um. Isso permite que os professores personalizem o processo de ensino para uma aprendizagem integral.
Cria um ambiente educacional saudável
Quando o aluno se sente ouvido e valorizado, ele tende a se sentir mais confiante em expressar seus pensamentos e ideias. Com isso, a Pedagogia da Escuta ajuda a criar um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor.
Ajuda na resolução de conflitos
Quando os educadores estão dispostos a ouvir e entender os alunos, os próprios estudantes aprendem a mediar conflitos e resolver problemas na sala de aula. Esse benefício é importante para evitar o bullying, um dos maiores problemas da educação brasileira.
Melhora a comunicação
A escuta ativa promovida pela Pedagogia da Escuta também ajuda a melhorar a comunicação entre educadores e alunos. Quando os estudantes são ouvidos, eles são mais propensos a se comunicar com professores e colegas de turma de maneira aberta e honesta.
Estimula a empatia
Quando os educadores ouvem ativamente os alunos, eles conseguem entender melhor as perspectivas e experiências dos alunos. Esse é um cenário positivo para o desenvolvimento da empatia, criando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e respeitoso.
Aprenda também: Como trabalhar a diversidade na sala de aula
Como aplicar a Pedagogia da Escuta na rotina escolar
A escola que deseja aplicar a Pedagogia da Escuta precisa seguir algumas etapas para obter resultados positivos na utilização da abordagem. Veja dicas a seguir.
Proporcione um ambiente educacional acolhedor
O ser humano tende a se sentir vulnerável ao expor sentimentos e emoções, processo que também não é 100% leve para as crianças. Por isso, a Pedagogia da Escuta preza pelo ambiente educacional acolhedor, no qual o aluno tenha a segurança de que poderá manifestar seus interesses e pensamento sem julgamentos.
O acolhimento pede também que o professor seja capacitado para orientar o aluno da maneira correta e respeitosa, de modo que ele possa adquirir recursos para se desenvolver integralmente. Vale ressaltar que o educador não precisa atuar como psicólogo, mas sim, como figura de suporte para a aprendizagem.
Torne o aluno protagonista
A educação tradicional enxerga o aluno como mero ouvinte na sala de aula, com pouca participação. No entanto, a Pedagogia da Escuta prioriza o protagonismo estudantil, no qual ele é incentivado a ser o responsável pela própria formação acadêmica.
Para isso, a escola precisa fornecer recursos para o aluno traçar os próprios objetivos e metas de aprendizado, bem como incentivá-lo a participar ativamente das atividades propostas em sala de aula. Esse processo precisa ter o suporte e orientação do educador.
Utilize metodologias ativas de aprendizagem
As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens educacionais que buscam incentivar a participação ativa dos estudantes, estimulando uma série de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Por causa disso, devem ser utilizadas pela escola que deseja aplicar a Pedagogia da Escuta.
A vantagem dessa forma inovadora de ensinar é que cada uma delas pode ser adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada disciplina e turma. As principais metodologias ativas são:
- gamificação;
- aprendizagem baseada em problemas;
- sala de aula invertida;
- aprendizagem baseada em projetos;
- cultura maker;
- aprendizagem colaborativa.
Capacite o corpo docente da escola
Apenas nos últimos anos que o debate sobre o respeito aos desejos das crianças ganhou força na sociedade, graças à educação positiva. Afinal, elas não eram vistas como indivíduos que precisam ter as necessidades atendidas. Por isso, alguns professores podem ter dificuldade para exercer a escuta ativa e sensível proposta na Pedagogia da Escuta.
Nesse caso, a escola precisa capacitar o professor para poder acolher o aluno corretamente, além de fornecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. É preciso ter atenção quanto à formação continuada dos educadores que atuam na escola.
Leia também: Erros de gestão que sua escola não pode cometer em 2023
Conheça as necessidades dos alunos
A Pedagogia da Escuta acredita na capacidade de pensar dos alunos, porque eles devem ser sujeitos ativos na sala de aula. Dessa maneira, a escola precisa dar lugar para que eles possam contribuir para a construção do currículo acadêmico proposto na instituição de ensino.
Além disso, é importante propor atividades ligadas às experiências dos alunos, para estimular a aprendizagem significativa. Ou seja, o professor precisa propor a construção da aprendizagem com base na bagagem acumulada pelo aluno até então.
A Pedagogia da Escuta é apenas uma das abordagens e metodologias educacionais que aprimoraram o ensino-aprendizagem na Educação Básica. Para ler outros conteúdos como este, acesse o blog da Plataforma AZ.
Deixar um comentário