Métodos de estudos são formas de organizar a rotina de forma eficiente e criar processos para conseguir alcançar melhores resultados acadêmicos de forma mais leve e prazerosa.

Encontrar o método de estudos certo, que leve em consideração seu perfil e estilo de estudo, te ajudará a manter o foco, melhorar a produtividade e otimizar o tempo, fazendo com que você aprenda de forma mais eficiente.

Neste artigo, te apresentaremos os 7 melhores métodos de estudos e te ensinaremos como escolher o método que mais funciona para você. Vamos lá?

Métodos de estudo e rotina organizada: qual a importância?

Utilizar um método de estudo no seu dia a dia é uma das estratégias mais eficazes para se sair bem nas provas, no Enem e até mesmo nos vestibulares.

Isso porque sem um cronograma de estudos, é fácil se perder entre as tarefas, matérias e compromissos escolares, deixando a rotina escolar mais difícil e pesada por prejudicar os momentos de descanso para assistir a um filme ou série, passear com os amigos ou praticar um hobby. 

Estabelecer um cronograma eficiente, utilizando métodos de estudo, permite que você distribua melhor seu tempo e evite sobrecarga nos dias que antecedem provas ou entregas importantes.

Benefícios de usar métodos de estudos

Como já pontuamos anteriormente, uma rotina de estudos ajuda a manter a motivação e cria um ambiente favorável para o aprendizado, diminuindo a ansiedade e o estresse. Mas, além dessa vantagem também existem diversas outras, como:

  • Facilidade de aprender a matéria: ajuda a organizar e estruturar o conteúdo, facilitando a compreensão e a memorização dos assuntos ensinados em sala de aula.
  • Clareza no processo: com um método de estudos, você sabe exatamente por onde começar e o que fazer a cada dia da semana e em cada disciplina, evitando a procrastinação e o desperdício de tempo.
  • Autogestão e rotina: ao seguir um método, você desenvolve hábitos consistentes de estudo, o que será útil ao longo de toda a vida escolar e acadêmica.
  • Estudo inteligente: uma boa técnica de estudo otimiza seu tempo e energia, permitindo que você estude de maneira mais eficiente, sem comprometer a qualidade do aprendizado.

Posso usar mais de um método de estudo?

Essa é uma das perguntas que mais confundem os estudantes. E a resposta é sim!

Ao planejar sua rotina de estudos, você não precisa se limitar a um só método, e a combinação de diferentes técnicas pode te ajudar a ter resultados melhores na escola.

Por exemplo, você pode usar um método de organização de anotações e outro para revisar o conteúdo antes das provas. O importante é descobrir quais se adaptam melhor ao seu estilo e trazem mais resultados para você.

Agora, você está pronto para conhecer os 7 melhores métodos de estudo e saber como escolher o certo para você.

Os 7 melhores métodos de estudo

1. Método Pomodoro

O Método Pomodoro é uma técnica simples e eficaz para a gestão do tempo, ideal para quem tem dificuldade de concentração por longos períodos de tempo. Ele ajuda a manter o foco em períodos curtos e intercalados, sem sobrecarregar a mente.

Para utilizar, divida seu tempo total de estudos em blocos de 25 minutos, chamados de “pomodoros”. Cada bloco deve ter uma pausa de 5 minutos.

Após completar quatro pomodoros, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos, e então recomece.

2. Técnica de Resumos

A técnica de resumos é uma das mais clássicas e preferidas de muitos estudantes. Ela é ótima para revisões rápidas antes de provas e apresentações.

Para aplicar, escreva um resumo com suas próprias palavras logo após cada assunto estudado. Isso ajuda a fixar as informações e assimilar os conceitos de maneira mais profunda e pessoal.

3. Mapas Mentais

Você se considera uma pessoa visual? Então o mapa mental é o método de estudo perfeito para você. 

Eles são diagramas que conectam ideias centrais a conceitos relacionados, e podem ser feitos com diferentes cores, tornando o aprendizado mais divertido e dinâmico.

Reprodução: Catraca Livre

Na hora da revisão, você verá como os pontos-chave se interligam.

4. Método de Feynman

O Método de Feynman é excelente para identificar lacunas no aprendizado, pontos de dúvida e reforçar alguma revisão.

Ele consiste em explicar o conteúdo para outra pessoa ou para si, utilizando algum recurso de vídeo. Se conseguir explicar de maneira clara, significa que você entendeu o assunto.

5. Técnica de Estudo Intercalado

Essa técnica melhora a retenção do conhecimento, pois o cérebro se adapta a receber diferentes tipos de informações.

Ela consiste em alternar matérias ao longo do período de estudos, evitando o cansaço mental.

Vale reforçar que você pode intercalar com matérias descorrelacionadas como, por exemplo:

  • Matemática, história e biologia;
  • Geografia, física e sociologia;
  • Português, química e artes.

6. Método SQ3R

Precisa estudar um livro, texto ou artigo? A técnica SQ3R pode te ajudar a organizar as ideias e memorizar os principais conceitos.

Com uma leitura mais ativa, a sigla — que vem do inglês — representa cinco etapas que podem ser aplicadas, por exemplo, ao final do artigo ou dos capítulos. Elas são: 

  • Survey (explorar) – leia rapidamente e superficialmente o material para obter uma visão geral do conteúdo;
  • Question (perguntar) – transforme os títulos e subtítulos em perguntas;
  • Read (ler) – agora, você lê o texto de forma detalhada com o objetivo de responder às perguntas formuladas na etapa anterior;
  • Recite (recitar) – pare a leitura em intervalos regulares para verbalizar ou escrever as respostas;
  • Review (revisar) – faça revisões periódicas para garantir que conseguiu reter o aprendizado. 

7. Técnica de Flashcards

Estudar com flashcards é uma maneira inteligente de revisar o conteúdo. Para isso, você precisa, primeiro, confeccionar os cards com perguntas e respostas-chave de cada matéria, e depois, organizar caixas por nível de dificuldade.

Os cards devem conter a pergunta em uma face e a resposta correta na face oposta.

Para usá-lo nos momentos de estudo, você deve ler o card e se acertar, movê-lo para a primeira caixa, que é a caixa dos assuntos que precisam ser revisados com menos frequência. Mas, se você errar, volte e coloque na outra caixa, de revisão mais frequente.

Esse método pode ser usado sozinho ou em grupo, permitindo estudar de forma divertida e interativa com amigos.

Como escolher o melhor método?

Agora que você viu os 7 melhores métodos de estudo que existem, chegou a hora de escolher o melhor para você.

Essa decisão é muito pessoal, afinal, você tem um jeito único de aprender, e o que pode ser o melhor para você, pode não ser para seu amigo e vice-versa.

Então, para saber qual o melhor, siga essas dicas:

1. Identifique seu estilo de aprendizado

Você aprende melhor lendo, ouvindo ou com apelos visuais?

Por exemplo, se você prefere o visual, métodos como mapas mentais podem funcionar melhor.

2. Objetivo e volume de conteúdo

Você tem tempo livre para estudar ou pouco tempo? Quer estudar agora e revisar na véspera da prova?

O Método Pomodoro pode ser potencializado com mapas mentais, flashcards e resumos.

3. Teste e seja flexível

Não tenha medo de experimentar e misturar técnicas de estudo. Escolha dois ou três métodos e veja qual se adapta melhor à sua rotina de estudos e necessidades.

O estudo intercalado, por exemplo, pode ser combinado com outras técnicas para manter o ritmo.

4. Considere a matéria

Antes de escolher um método, avalie o conteúdo que vai estudar.

Por exemplo, para assuntos mais teóricos como geografia e história, métodos como o SQ3R podem funcionar melhor devido à característica de síntese. Já, disciplinas de exatas, que possuem fórmulas, os resumos e flashcards podem funcionar melhor.

5. Observe os resultados

Analise seu desempenho e faça ajustes conforme necessário. Se perceber que está retendo mais informações com um método, continue.

Observe também sua motivação, pois ela pode indicar se o método ainda é eficaz para você.

6. Peça feedback

Consulte seus professores, familiares e amigos. Diferentes pontos de vista podem trazer mais clareza sobre o método, permitindo ajustes, se necessário.

Por fim, vale lembrar que encontrar o método de estudo ideal é um processo contínuo. O mais importante ao montar um cronograma de estudos é que você se sinta confortável e aumente a produtividade de sua rotina.

Quer conferir mais dicas de estudo? Continue acompanhando o blog da Plataforma AZ e siga também nas principais redes sociais: Instagram, Youtube e TikTok.