A gamificação é uma tendência educacional inovadora com alto potencial para engajar estudantes e tornar o aprendizado mais dinâmico. Aplicar elementos de jogos aos conteúdos e atividades escolares é o que define a gamificação na educação.

Além disso, a ludificação, aliada a uma educação baseada em dados, oferece insights essenciais para personalizar a aprendizagem e direcionar as práticas pedagógicas, gerando melhores resultados acadêmicos.

Continue a leitura até o fim para entender a fundo o que é gamificação na educação, seus tipos, como aplicá-la e, o mais importante, como escolher a melhor para sua escola!

O que é gamificação?

Gamificação é o uso de técnicas e elementos de jogos em outras atividades. Na educação, a ludificação propõe uma experiência interativa e transformadora nas atividades, para aumentar o engajamento e potencializar o aprendizado.

Os elementos da gamificação na educação incluem:

  • pontuação;
  • recompensas;
  • níveis;
  • avatares;
  • ambientes imersivos.

Esses elementos e técnicas podem ser incorporados a qualquer disciplina, tanto em aulas presenciais quanto em atividades online, permitindo que o aluno se envolva com o conteúdo em diversos contextos.

Gamificação digital X gamificação analógica: qual a diferença?

A palavra “gamificação” pode remeter à tecnologia e jogos digitais, mas sua aplicação não necessariamente exige o uso de tecnologia.

A gamificação pode ser tanto digital quanto analógica. Veja as principais diferenças:

Gamificação digital

Ela envolve o uso de plataformas digitais, aplicativos e jogos educativos que podem ser acessados por dispositivos móveis, como celulares ou tablets e também pelo computador.

Em sua interface, eles podem incluir desafios, recompensas virtuais e rankings. Esse tipo de é ideal para escolas que possuem uma boa infraestrutura tecnológica e desejam incorporar ferramentas interativas no processo de ensino em diferentes turmas.

Gamificação analógica

Esse tipo não depende de tecnologia e utiliza dinâmicas de jogos tradicionais, como os de tabuleiros, cartas ou competições dentro da sala de aula. 

Ao escolher por esse tipo, cabe ao professor criar atividades para que os alunos participem dos desafios físicos ou mentais sem o auxílio de dispositivos eletrônicos. Neste processo de construção da gamificação analógica, é possível também contar com os próprios alunos para fabricar os jogos.

Ambos os tipos de gamificação podem ser aplicados na educação e é papel da sua escola avaliar qual é o melhor ou até combinar os dois tipos para uma aprendizagem mais prática e envolvente.

Quais são os tipos de gamificação e onde aplicá-los?

Agora que você entendeu as duas categorias de gamificação existentes, podemos falar como os  5 tipos mais comuns podem ser aplicados em sala de aula. Veja abaixo alguns exemplos:

1. Desafios por pontos

Uma maneira simples e divertida de engajar os alunos é criar um sistema de pontos para cada tarefa realizada. As atividades podem ser ações cotidianas, como completar atividades, responder perguntas corretamente ou colaborar com o grupo. 

Esse método pode ser aplicado em todas as séries, principalmente no Ensino Fundamental, para incentivar a participação nas atividades escolares e desenvolver habilidades como liderança, protagonismo, trabalho em equipe e iniciativa social.

2. Competição em equipes

Dividir os alunos em equipes e promover competições saudáveis é uma ótima maneira de gerar engajamento e espírito de colaboração. Com essa forma de gamificação, os alunos podem trabalhar juntos para alcançar um objetivo. 

Nesse tipo de aplicação, é possível implementar metodologias ativas. Com esse método, você, educador, também estará contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais. É particularmente eficaz no Ensino Fundamental e Médio, onde a competição saudável pode ser um importante motivador para o futuro.

3. Níveis e progressão

Dois recursos muito usados em videogames, os níveis e a progressão permitem que o aluno visualize claramente sua jornada de aprendizado e o que precisa fazer para alcançar seus objetivos. A cada nível alcançado, é possível desbloquear novos desafios ou conteúdos.

Esse tipo de gamificação pode ser utilizado em projetos de longo prazo e funciona bem tanto com alunos do Ensino Médio, que tendem a buscar mais autonomia no aprendizado, quanto com os menores, da Educação Infantil, para estimular competências importantes para a formação.

4. Recompensas e certificações

Oferecer recompensas tangíveis ou simbólicas, como selos, certificados ou medalhas, pode ser um grande incentivo para os alunos, especialmente para os menores. Ao concluir uma tarefa ou atingir um objetivo proposto pela gamificação — seja ela analógica ou digital —, os alunos podem receber um reconhecimento que estimule a continuidade dos estudos.

5. Simulações e role-playing

Um dos métodos mais interativos de gamificação é a utilização de simulações ou jogos de role-playing. Nesse caso, os alunos são inseridos de forma tecnológica em um cenário e assumem papéis fictícios ou até históricos.

Esse tipo de abordagem na gamificação ajuda a contextualizar o aprendizado, tornando-o mais relevante e próximo da realidade da criança e do jovem. Ideal para todas as séries, essa técnica pode ser aplicada em disciplinas como história, geografia e ciências.

Como escolher o melhor tipo de gamificação para sua escola? 

Escolher o melhor tipo de gamificação depende de fatores como o quanto sua escola está disposta a investir em tecnologia para potencializar o aprendizado.

Além disso, é preciso levar em consideração a série dos alunos e os objetivos de aprendizado que devem ser alinhados com o planejamento pedagógico feito no início do ano letivo.

Abaixo listamos algumas dicas para avaliar e escolher o melhor método para levar para a sua sala de aula: 

  • Identifique os objetivos de aprendizado: com base no planejamento escolar, defina quais as metas e objetivos que sua escola deseja alcançar com a gamificação. Com isso, claro, é possível selecionar as opções que mais estão em linha com o perfil de sua escola. 
  • Conheça seu público: avalie o grau de maturidade dos alunos e suas preferências por atividades digitais ou analógicas. Considere também a aceitação dos pais em relação às mudanças tecnológicas.
  • Verifique os recursos da escola: sua escola possui uma  infraestrutura tecnológica para aplicar gamificação digital? Usar a tecnologia na educação traz diversos benefícios ao longo prazo e todos os investimentos devem ser considerados antes de fazer qualquer movimento. Caso sua escola não consiga, opte por atividades analógicas de modo criativo.
  • Teste diferentes abordagens: experimente diferentes tipos de gamificação, isolados ou combinados. Isso permitirá medir o engajamento e identificar o que funciona melhor em cada série e disciplina.

Bônus: melhor ferramenta para colocar a gamificação em prática na educação básica

A gamificação é uma ferramenta poderosa na educação, capaz de transformar o aprendizado em uma experiência envolvente e dinâmica. E uma forma eficaz de incorporar a gamificação na realidade de sua escola é por meio de uma solução educacional que usa a tecnologia a favor da aprendizagem, como a Plataforma AZ.

Com o uso da gamificação integrada à plataforma de estudos dos alunos, a Plataforma AZ tem como objetivo principal promover o engajamento estudantil, o protagonismo e a autonomia para que o aluno ganhe gosto pelos estudos e alcance melhores resultados de desempenho escolar de forma integral.

Usando a educação baseada nos dados coletados durante as interações dos alunos, é possível que toda a equipe pedagógica consiga personalizar a aprendizagem e atender às necessidades de cada um, completando as lacunas de aprendizagem e explorando diversas opções para uma educação mais envolvente.

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