Apesar da evasão escolar ser um grave problema da educação, ela é difícil de solucionar já que vários fatores contribuem para que o aluno não retorne à instituição de ensino após a finalização do ano letivo.
Para ter noção da situação no País, de acordo com um estudo divulgado em setembro de 2022 pelo Ipec e UNICEF, estima-se que 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a educação básica, deixaram a escola no Brasil.
Os motivos para a evasão escolar podem diferir entre escolas públicas e privadas, no entanto, a pandemia de covid-19 agravou esse quadro para todos – com a redução econômica do período como um dos principais fatores que afetaram as rematrículas escolares.
Para mitigar esse problema em 2023, a Plataforma AZ preparou este conteúdo, com dicas para que as escolas evitem a evasão escolar. Confira!
Como diminuir a evasão escolar no próximo ano letivo?
Identifique as principais causas
Há diversos fatores que contribuem para que o aluno não retorne para a escola após fim do ano letivo, desde aspectos que estão fora dos muros da instituição de ensino até o próprio ambiente educacional. Por isso, é preciso que a equipe pedagógica, primeiramente, entenda quais as razões mais frequentes.
Com base nisso, será possível implementar ações para mitigar o problema na escola. O início do ano letivo é um ótimo momento para a gestão escolar fazer uma busca ativa com os alunos que não efetuaram a rematrícula para entender o motivo. Assim, a escola consegue fazer alterações para evitar a evasão escolar ao final do ano letivo de 2023.
Os principais fatores que levam à evasão escolar são:
- falta de acesso à escola;
- bullying;
- desmotivação com o ensino oferecido pela escola;
- falta de perspectiva para o futuro na escola;
- notas baixas e reprovação;
- falta de condições financeiras para pagar mensalidade;
- necessidade de ingressar no mercado de trabalho precocemente.
Para a construção das ações, a escola pode contar com parcerias externas para fortalecer o combate à evasão escolar. Por exemplo, entrar em contato com uma universidade para que os alunos conheçam alguns cursos ou convidar profissionais, incluindo os de saúde mental, para palestrar sobre temas de interesse dos jovens.
Reavaliar as abordagens pedagógicas utilizadas na escola
O desinteresse pelas aulas, principalmente entre os estudantes do Ensino Médio, está entre as possíveis causas de evasão escolar. O modelo de ensino ultrapassado e engessado despertam pouco interesse e gosto pelo estudo. Para isso, é fundamental ouvir os estudantes e incluí-lo nas tomadas de decisão da escola.
A escola precisa entender quais atividades e projetos despertam o interesse da turma como, por exemplo, oferecer projetos interdisciplinares e atividades extracurriculares no contraturno escolar. Além disso, pode ser necessário adaptar o currículo acadêmico e as abordagens pedagógicas caso algum aluno apresente transtorno de aprendizagem.
Essas ações ajudam aumentar o interesse pelo estudo, bem como diminuir as chances de reprovação escolar, outra razão que pode levar à evasão escolar. É necessário haver um esforço da equipe pedagógica para que o aluno possa atribuir sentido ao ensino-aprendizagem e o faça permanecer até o fim do ciclo educacional básico.
Transformar o aluno em um protagonista
O protagonismo estudantil é quando o aluno se torna um elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem. Ou seja, ele deixa de ser um mero receptor passivo de conhecimento, onde chega na sala de aula apenas para passar horas e horas sentado na cadeira.
Ao colocar o protagonismo estudantil em prática, a escola precisa proporcionar autonomia ao aluno em diversas etapas do processo educacional. Desde a exposição livre de ideias e opiniões até a resolução de conflitos, o estudante precisa ter voz ativa.
Uma das maneiras de estimular o protagonismo estudantil é por meio das metodologias ativas de aprendizagem. Elas são abordagens pedagógicas que potencializam a assimilação de conteúdos e são focadas no desenvolvimento de habilidades e competências diversas, tais como autonomia, criatividade e senso de responsabilidade.
Para aprender mais: O que são as metodologias ativas de aprendizagem e como adotá-las?
Fortalecer o vínculo entre escola e família
Alguns fatores que levam a evasão escolar podem passar despercebidos pela escola, por isso, é essencial fortalecer o vínculo com a família. Afinal, o ambiente doméstico é onde o aluno passa boa parte do tempo depois das aulas, o que facilita a percepção de alguns problemas por parte das pessoas que convivem com o estudante.
Mas, além de estreitar os laços com a família, a escola precisa usar sua voz para reforçar a importância de um ambiente doméstico acolhedor para o aluno. Para isso, as pessoas que convivem com o estudante precisam participar do processo educacional de maneira saudável e livre de pressão por bons resultados acadêmicos.
Implementar a educação socioemocional
Fatores psicológicos também podem levar o aluno a não retornar à escola para o próximo ano letivo. Nesse sentido, a educação socioemocional contribui para a promoção de um ensino de qualidade e integral, que considere o lado social e emocional do aluno para além dos conteúdos tradicionais da grade curricular.
A educação socioemocional pode ajudar na construção do projeto de vida, uma das iniciativas do Novo Ensino Médio elaborada para diminuir a evasão escolar nessa etapa do ensino. Assim, os alunos conseguem desenvolver foco e autogestão para traçar planos para diversas áreas da vida.
Utilizar tecnologias educacionais
A nova geração de alunos é ligada na tecnologia, pois cresceu imersa nos aparatos tecnológicos. Em vez de deixar o celular ou tablet fora da sala, o professor pode utilizá-los para melhorar o ensino-aprendizagem e torná-lo mais interessante, interativo e motivador.
Há diversos tipos de recursos digitais utilizados especificamente para a aprendizagem, a exemplo da Plataforma AZ. Essa solução educacional, além de estar no mundo físico, está no digital com o Super App AZ e, foi desenvolvida pela Conexia Educação, uma das maiores especialistas em fornecer ferramentas inovadoras para auxiliar professores, diretores e alunos no processo de ensino.
A Plataforma AZ conta com recursos que ajudam a personalizar o ensino, além de facilitar o acompanhamento do desempenho individual de cada aluno. Isso sem contar nos materiais didáticos interativos e nas funcionalidades para a aprendizagem híbrida.
Que tal aproveitar o período de planejamento do próximo ano letivo para conhecer a Plataforma AZ? Acesse o site e saiba mais!
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