O conceito de Educação 5.0 surgiu em decorrência de outro termo: sociedade 5.0. Essa terminologia foi usada pela primeira vez no Japão em 2016, e trata-se da busca por soluções inovadoras para as pessoas, com o apoio da tecnologia.
Na escola, esse termo também se relaciona com o uso da tecnologia para alcançar o bem-estar social. Entenda melhor o que é Educação 5.0 neste post e saiba como aplicá-lo na sua escola.
O que é educação 5.0?
A Educação 5.0 pode ser considerada um aprimoramento da Educação 4.0. Modelo vigente na sociedade atual, a Educação 4.0 é caracterizada pela entrada dos recursos tecnológicos na sala de aula e um maior protagonismo do aluno no próprio percurso educacional.
Já com a chegada da Educação 5.0, a escola não só olha para a utilização de aparatos tecnológicos mais avançados como a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual, mas também valoriza as habilidades cognitivas e socioemocionais do estudante.
A Educação 5.0 também preza pelo bem-estar coletivo, onde os alunos precisam ser preparados para propor soluções inovadoras para o bem social.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inclusive, aborda esse tema, ao incluir entre as 10 Competências Gerais para a Educação Básica a necessidade de o aluno “agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.”
Se o ambiente escolar é reflexo da sociedade, podemos dizer que a Educação 5.0 veio para suprir a demanda dos alunos da Geração Z.
Conhecidos como nativos digitais, esses indivíduos são pragmáticos, desprendidos de rótulos e buscam justiça e igualdade.
Como aplicar os conceitos da Educação 5.0 na sala de aula?
Não há consenso sobre quando a Educação 5.0 será implementada de vez (ou se ela já está em vigor). Porém, há indícios de que essa transformação pouco a pouco está chegando nas escolas.
Se você deseja levar a inovação para o contexto escolar, reunimos abaixo alguns conceitos que podem ajudar.
1. Gestão escolar inovadora
A Educação 5.0 precisa funcionar como uma espécie de cultura escolar, com um ambiente preparado para tal. Nesse sentido, é fundamental que a instituição de ensino tenha uma gestão escolar inovadora, pautada em acompanhar e suprir as demandas que surgem com as transformações da sociedade.
A partir disso, mudanças devem ser feitas visando incluir professores e demais funcionários no conceito da Educação 5.0 antes de levá-lo aos alunos por meio das práticas pedagógicas.
Ter uma gestão escolar inovadora pode ajudar a instituição a se destacar em meio à concorrência. Para isso, ela precisa:
- utilizar recursos tecnológicos em todos os âmbitos da escola (da portaria à sala de aula);
- aplicar avaliações com foco em aprimorar o ensino-aprendizagem, e não apenas atribuir nota de desempenho;
- oferece formação continuada para professores;
- investir em metodologias ativas em vez de adotar os tradicionais e ultrapassados métodos de ensino.
2. Metodologias ativas de aprendizagem
A escolha da metodologia de ensino impacta diretamente no ensino-aprendizagem oferecido pela escola. Contudo, para os alunos do século XXI, as tradicionais abordagens, centradas no professor, não contemplam os desafios que os estudantes precisam superar.
Nesse sentido, as metodologias ativas de aprendizagem surgem como uma forma de tornar o aluno efetivamente protagonista do aprendizado, dentro e fora da sala de aula. Além disso, essas abordagens são voltadas para flexibilização e personalização do currículo.
Além de focar no currículo, as metodologias ativas utilizam tecnologias para oferecer uma educação integral ao do aluno. Entre elas, estão:
- ensino híbrido;
- Cultura Maker;
- gamificação;
- Aprendizagem Baseada em Projeto;
- Aprendizagem Baseada em Problema;
- Sala de Aula Invertida.
3. Capacitação continuada do corpo docente
O corpo docente precisa estar atualizado quanto às demandas dos alunos do século XXI. Por isso, a escola precisa oferecer formação continuada aos professores, para que as abordagens, materiais e demais recursos utilizados não sejam ultrapassados.
Sabemos que os professores utilizam tecnologias na sala de aula. Entretanto, na Educação 5.0 é necessário que esse uso vá além do uso de videoaulas no celular ou dos games digitais no computador.
Conhecido como professor 5.0, o educador do futuro precisa ter domínio dos atuais e próximos aparatos tecnológicos. Além disso, é necessário promover um ensino-aprendizagem autônomo, participativo e personalizado.
Leia também: Entenda como unir as tecnologias ao planejamento de aula da sua turma
4. Educação socioemocional
Apesar de ter a tecnologia como aliada, a Educação 5.0 também preza pelo bem-estar, sentimentos e emoções dos alunos. Nesse sentido, a educação socioemocional pode ser uma importante aliada para a escola.
A educação socioemocional é pautada no ensino-aprendizagem de competências e habilidades ligadas ao lado social e emocional do próprio aluno e do outro. Além disso, a BNCC aborda que esse tema precisa ser desenvolvido em toda a Educação Básica.
Além de contribuir para um ambiente escolar, social e familiar saudável, essa abordagem é essencial para que os estudantes possam desenvolver soft skills importantes para o mercado de trabalho do futuro.
5. Investir em tecnologia
A Educação 5.0 requer que professores e alunos saibam utilizar recursos tecnológicos para aprimorar o ensino-aprendizagem. Com o auxílio da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada, por exemplo, é possível promover uma visita totalmente imersiva a um museu ou alguma batalha histórica sem sair da sala de aula.
Contudo, vale ressaltar que a Educação 5.0 não é sobre excesso de tecnologia, mas sim sobre o uso estratégico para o desenvolvimento socioemocional no contexto educacional. Nesse sentido, a escola também pode trabalhar a educação digital.
Leia também: Conheça 4 tecnologias digitais na educação para otimizar a aprendizagem
Prepare a sua escola para a Educação 5.0
A Conexia Educação, uma das principais referências de soluções educacionais do País, está preparada para a educação do futuro. Nosso propósito é preparar estudantes para desenvolver respostas inovadoras, criativas e sustentáveis para os atuais e futuros problemas da humanidade.
É por isso que temos a Plataforma AZ como uma das nossas principais ferramentas, que têm como pilar principal a tecnologia para preparar o aluno para o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além do mundo digital.
Tudo isso visando a formação integral dos cidadãos do século XXI.A Plataforma AZ oferece uma experiência inovadora para a formação integral estimulando a autonomia, o protagonismo e o gosto pelo estudo.
Para saber mais sobre a AZ, acesse o site ou entre em contato com um consultor educacional.
Deixar um comentário