Apesar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ser a principal porta de entrada para os cursos de graduação, ainda é possível encontrar universidades federais que aplicam vestibulares unificados ou mistos.
Contudo, a lista de universidades e faculdades que não precisam de Enem é menor quando comparada à quantidade de vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Neste post, você saberá quais são e, também, como se preparar para os principais vestibulares estaduais do País.
Quais universidades públicas ainda tem vestibular?
A maioria das universidades federais no Brasil utilizam a nota do Enem no SiSU como parte do processo seletivo. No entanto, algumas instituições ainda realizam vestibulares próprios para ingresso em seus cursos de graduação. Saiba quais são a seguir!
1. Universidade de Brasília (UnB)
A Universidade de Brasília (UnB), uma das melhores universidades federais do Centro-Oeste, oferece vestibular próprio. A UnB tem 4 Campi, com 64 cursos de graduação em áreas como ciências sociais, ciências exatas, ciências da saúde e humanidades.
As provas são aplicadas em um final de semana, sendo que, no primeiro dia, ocorre a Prova de Conhecimentos I (30 itens de cada língua estrangeira), a Prova de Conhecimentos II (120 questões) e a prova de redação.
No segundo dia do vestibular da UnB, os candidatos realizam a Prova de Conhecimentos III (150 questões). A prova de redação avalia as habilidades de expressão na modalidade escrita em prosa e de aplicação das normas da língua escrita padrão, sendo que o formato pode variar em:
- texto descritivo;
- narrativo;
- expositivo-argumentativo;
- instrucional.
Além disso, vale saber que o candidato que deseja concorrer a uma vaga nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Design e Música, precisa da Certificação de Habilidades Específicas, feito por meio de outro edital disponibilizado pela UnB.
2. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) disponibiliza 50 cursos de graduação espalhados em 34 unidades de ensino no estado de São Paulo. É uma ótima opção para quem quer procurar universidades federais em SP, sem precisar utilizar apenas a nota do Enem.
Além do Enem, alguns cursos da Unifesp aplicam uma prova complementar e enquadram-se assim no Sistema Misto de Ingresso. Ou seja, a nota final do candidato é obtida conjugando-se às notas do Enem e do vestibular da Unifesp, realizado uma vez por ano.
Nesse sentido, os candidatos devem fazer as provas do Enem. Porém, o chamado Vestibular Misto da instituição seleciona estudantes para apenas alguns cursos da Unifesp, como Medicina e Letras. Para os demais cursos, a seleção é realizada exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
3. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma das universidades federais em Minas Gerais e costuma ofertar mais de 1.600 vagas em 48 cursos distribuídos nos campi de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.
O vestibular é realizado em duas fases, com questões objetivas na primeira etapa e discursivas na segunda. Já na redação, são apresentadas duas situações que servem de motivação para o texto, sendo que o aluno deve selecionar uma para a sua produção.
4. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das melhores universidades do País, na 8ª posição do ranking das 10 melhores universidades da América Latina. Ao todo, oferece 87 cursos de graduação, divididos em 8 áreas.
De acordo com a UFRGS, 70% das vagas são preenchidas via vestibular, o que corresponde a 4.023 vagas. Porém, é possível entrar na instituição de ensino por meio do SiSU, bem como por meio de outros processos específicos para determinados públicos de alunos.
No geral, as provas do vestibular da UFRGS são realizadas em dois dias, em fase única. O candidato precisa fazer 9 provas objetivas (de caráter classificatório) e mais uma prova de redação no modelo dissertativo.
5. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oferece 76 cursos de graduação, por meio de vestibular próprio (70% das vagas), pelo SiSU, transferência (interna e externa) e retorno de graduado. A UFSC é composta por diversos centros acadêmicos e departamentos, abrangendo bibliotecas, laboratórios e instalações completas.
Diferentemente de outros vestibulares de universidades federais e estaduais, a UFSC oferece outras opções de segunda língua além do Inglês e Espanhol: os alunos podem optar também Alemão, Francês, Libras ou Língua Portuguesa. A prova é dividida em dois dias, sendo que o primeiro tem 42 questões e, o segundo, 53 questões e a redação.
6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Fundada em 1912, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das instituições de ensino superior mais antigas e prestigiadas do Brasil. É composta por diversos campi e unidades acadêmicas no estado do Paraná.
Conhecida pela qualidade de seu ensino, pesquisa e extensão, oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação em áreas como ciências exatas, humanidades, saúde, engenharia, entre outras.
Composto por duas fases, o vestibular é uma das formas de ingresso na UFPR. Enquanto a primeira fase contém questões objetivas, a segunda fase é composta por questões dissertativas, com produção e compreensão de textos.
Quer saber mais sobre o vestibular da UFPR? Leia: Guia do candidato UFPR 2024: tudo sobre o vestibular
Como se preparar para o vestibular?
Escolha a universidade e o curso: primeiro, identifique as universidades e os cursos que você deseja ingressar. Cada instituição de ensino tem o próprio processo de seleção, então é importante saber quais são os requisitos específicos.
Tenha uma rotina de estudos: crie um cronograma de estudo regular que inclua tempo para revisar o conteúdo aprendido na escola e, também, para estudar tópicos próprios relacionados ao vestibular. Dividir os estudos em blocos pode te ajudar a guiar melhor esse processo.
Conheça o formato das provas: estude o formato das provas de cada universidade, incluindo o número de questões, o tempo disponível e os critérios de avaliação. Isso te ajudará a planejar o seu tempo durante o exame, afinal, as universidades federais não costumam seguir o mesmo processo do Enem.
Pratique redação: a maioria dos vestibulares inclui uma prova de redação. Pratique a escrita regularmente, peça feedback e trabalhe na melhoria de suas habilidades de argumentação e dissertação. Ah, e esteja atualizado para construir um bom repertório cultural.
Se você quer pensar além das universidades federais, existem instituições estaduais que também realizam vestibular próprio, como a Unicamp, Uerj e USP. E, pensando em te ajudar na preparação dessas e de outras provas, a Plataforma AZ preparou o Guia para Aprovação, um conteúdo gratuito com estratégias e informações exclusivas. Acesse abaixo e confira!
Deixar um comentário