Estudar para o ENEM exige muita disciplina e estratégias de estudo; afinal, o Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para conseguir a vaga dos sonhos em muitas universidades.

Entre as práticas para estudar para o ENEM, utilizar as provas anteriores está entre as mais efetivas, capaz de trazer muitos benefícios para você, vestibulando. Isso porque ao se familiarizar com o formato das provas anteriores é possível conhecer o estilo da prova, se preparar com mais foco e até deixar um pouco da ansiedade de lado.

Leia este post até o fim para entender como usar as provas antigas do ENEM como material de estudo, da melhor forma para garantir uma boa performance na hora da prova.

Por que estudar para o ENEM com as provas antigas? 

Ao incluir as provas anteriores do ENEM no seu planejamento de estudo, você poderá ter um importante instrumento de revisão em mãos e entender como cada matéria está inserida e é abordada na prova.

Além disso, há também outros motivos, como:

  • Conhecimento do formato da prova: utilizando as provas anteriores do ENEM, você pode entender como as questões e respostas são formuladas, como é a estrutura e os tipos de textos e interrogativas usadas.
  • Identificação de padrões: ao estudar para o ENEM com as provas antigas e resolver as questões, é possível identificar padrões recorrentes nas perguntas e focar em temas que aparecem com frequência.
  • Gestão do tempo: ao resolver as provas simulando o tempo real que terá disponível no Enem, é possível treinar a gestão do tempo. Este é um fator de extrema relevância, pois no dia da aplicação do exame o ideal é responder a todas as perguntas.
  • Avaliação do desempenho: a comparação das respostas com os gabaritos do ENEM das provas antigas permite que você avalie seu desempenho e identifique o que precisa ser melhorado.

O que a prova antiga do ENEM tem em comum com a edição de 2024? 

Antes de começar a estudar para o Enem com as provas antigas, você deve ter em mente como é a prova atual e como ela deve se manter até a reforma do Novo Ensino Médio.

A prova do Enem é composta por 180 questões e uma redação, que deve ser realizada no primeiro dia de prova. No dia da aplicação, serão disponibilizados 4 tipos diferentes, variando por cores, e o que muda entre essas versões é a ordem das questões.

Uma das características próprias e mais conhecidas do Enem, que ainda se mantém na edição de 2024, são as questões interdisciplinares, ou seja, que propõem situações que exigem a integração de conhecimentos de diversas disciplinas para a solução de um problema real.

Além disso, o método de correção utiliza a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que leva em consideração a dificuldade das questões e o desempenho de cada candidato.

 Dessa forma, a pontuação é mais precisa e não considera o chamado “chute” nas respostas. Essa metodologia usada nas provas do Enem reforça o trabalho consistente do aluno e o esforço feito na preparação.

Falando sobre como as questões do Enem são elaboradas, elas usam como base o Banco Nacional de Itens do Inep, sob a curadoria de especialistas, seguindo temas que seguem as matrizes curriculares do Ensino Médio e são divididas em 4 áreas do conhecimento:

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Organizando uma rotina de estudos para estudar para o ENEM com as provas antigas

A forma mais eficaz de estudar usando as provas anteriores do ENEM como material de estudo é simulando, ao máximo, o dia da prova. Para isso, você precisa organizar uma rotina de estudos contemplando:

1. Criar um cronograma

Um bom ponto de partida é consultar o edital do ENEM que está disponível no portal do MEC. Com ele em mãos, estabeleça uma rotina de estudos dividindo o tempo para estudar para o ENEM ao longo dos dias da semana, reservando períodos específicos para cada disciplina. Ao incluir as provas anteriores do ENEM, intercale com a revisão do conteúdo teórico.

2. Simule o dia da prova

Separe um dia da semana para simular o exame completo, utilizando as provas anteriores e respeitando o tempo limite de cada área de conhecimento. Busque um lugar calmo e pratique a concentração para que, quando chegar a prova, você esteja totalmente preparado.

3. Faça revisões periódicas

Após resolver uma prova, revise os erros cometidos utilizando os gabaritos que também estão disponíveis. Os erros são uma forma eficaz de estudar para o ENEM, aprimorar o aprendizado e ver onde é preciso se dedicar mais para melhorar.

4. Não esqueça os momentos de descanso

Relaxar a mente, ouvir música, ver filmes e séries, estar com os amigos e familiares, se alimentar bem e dormir com qualidade são práticas benéficas para a saúde e bem-estar. Além disso, um cérebro descansado pode aprender melhor.

Benefícios de Estudar para o ENEM com Provas Anteriores

Estudar para o ENEM utilizando provas anteriores também traz outros benefícios que podem fazer toda a diferença no desempenho final. Além da gestão do tempo, que falamos anteriormente, podemos citar também:

  • Redução da ansiedade: conhecer o estilo das questões, formato e até as pegadinhas que podem aparecer nas questões ajuda a reduzir a ansiedade e o nervosismo, normais em dias de prova. Ao fazer isso, você pode até ganhar uma boa vantagem em relação aos outros candidatos.
  • Aprimoramento das habilidades de leitura e interpretação: como o ENEM valoriza muito a interpretação de textos para a resolução dos problemas propostos, estar familiarizado com as questões pode te ajudar a ter sucesso na prova e a fazer associações com outras questões anteriores.
  • Feedback imediato: com os gabaritos do ENEM em mãos, o estudante pode corrigir suas respostas imediatamente e ajustar suas estratégias de estudo com base nos resultados obtidos.

Como estudar para o ENEM para além das provas anteriores?

Como você viu até aqui, estudar com as provas anteriores do ENEM tem muitos benefícios e é uma maneira que fará a diferença em seu desempenho no momento de efetivamente realizar a prova. Porém, outras estratégias podem ser usadas para fazer dessa preparação ainda melhor:

1. Resumos e mapas mentais

Entre muitos métodos, os resumos e os mapas mentais podem ajudar a organizar os conteúdos e a fixar as informações mais importantes, principalmente nos dias que antecedem a prova.

2. Aulas online e videoaulas

No mundo cada vez mais digital e virtual, aproveitar conteúdos multiplataformas como videoaulas e plataformas de estudo online pode complementar o aprendizado e ajudar a revisar os conteúdos. Além disso, na reta final e nas semanas que antecedem as provas do ENEM, professores costumam realizar aulões especiais de preparação.

3. Grupos de estudo

Os grupos de estudo podem ser uma maneira de compartilhar conhecimento, esclarecer dúvidas e manter a motivação durante o período de preparação. Afinal, no grupo todos estão focados e com o mesmo objetivo em comum.

Bônus: Mais recursos para potencializar sua preparação para o ENEM

Como você viu, estudar para o ENEM com provas anteriores é uma estratégia eficaz que pode proporcionar uma boa preparação para a prova.

Para te ajudar a potencializar ainda mais os estudos, a Plataforma AZ te dá uma força extra. Já está no ar o Projeto Aprovação, o seu guia para a universidade. O conteúdo é 100% gratuito e inclui:

  • Informações detalhadas para se destacar nos vestibulares;
  • Série de vídeos especiais de repertório cultural e também dos principais exames;
  • A melhor seleção das provas anteriores do ENEM para você se organizar;
  • Dicas motivacionais e orientações;
  • Comunidade exclusiva no WhatsApp com materiais exclusivos.

Acesse o site e participe do Projeto Aprovação da Plataforma AZ e fique ligado em nossas redes sociais para mais conteúdos.