O conselho de classe é o momento ideal para a escola debater ações de melhoria para o ensino-aprendizagem oferecido aos alunos. Esse órgão colegiado precisa ser deliberativo, ou seja, é necessário ter a participação de representantes diversos da comunidade escolar.

Entre as ações, o conselho de classe é responsável por:

  • avaliar o rendimento escolar de alunos, professores e demais agentes educacionais atuantes na escola;
  • deliberar ações para aprimorar o ensino-aprendizagem;
  • analisar quais alunos podem ser reprovados no fim do ano letivo;
  • encaminhar alunos para reforço escolar; 
  • verificar a eficácia das metodologias pedagógicas utilizadas;
  • ajustar a grade curricular conforme necessidade.

Contudo, para que essas e outras ações sejam feitas de maneira articulada e dê resultados efetivos, o gestor escolar precisa tornar o conselho de classe acolhedor e democrático, livre de hierarquias. Continue a leitura deste post para entender como montar um conselho inovador. 

8 dicas para montar um conselho de classe inovador

Veja, a seguir, orientações importantes para inovar no conselho de classe da sua escola. 

1. Considere o Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento mais importante da escola, afinal, é nele que constam as diretrizes e os objetivos que a comunidade escolar deve pôr em prática para promover um ensino-aprendizagem de qualidade ao longo do ano letivo. 

O PPP é elaborado de maneira participativa, por isso precisa fazer parte das discussões do conselho de classe. De todo modo, as reuniões precisam seguir o PPP, e caso seja necessário, o conselho pode realizar ajustes no documento.

A verdade é que revisitar o PPP com frequência é necessário para ajustá-lo à realidade escolar. 

2. Reúna dados de desempenhos dos alunos 

As reuniões de conselho de classe serão aproveitadas integralmente a partir de dados educacionais apresentados pelos representantes. Para isso, a gestão escolar precisa incentivar que os professores façam análises constantes sobre o desempenho dos alunos.

No entanto, é importante que essas análises não fiquem apenas no campo das avaliações tradicionais. Essa observação também pode ser realizada durante a participação dos alunos em projetos e atividades extracurriculares. 

A partir dos dados é possível propor ações que ajudam de fato a aprimorar o ensino-aprendizagem. Contudo, mais do que catalogar e analisar o rendimento escolar da turma, os professores e demais agentes da comunidade estudantil precisam estar abertos às mudanças.

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3. Inclua a família do aluno

O conselho de classe pode contar com a participação da família dos alunos, principalmente se a escola não oferecer outros encontros ao longo do ano letivo. Nesse caso, é importante que as reuniões não sejam focadas em debater o rendimento ou o comportamento do estudante, mas sim discutir ações que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos.  

Além disso, os responsáveis podem se responsabilizar em acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de perto, visando incentivá-lo a conquistar um bom rendimento escolar – sobretudo os estudantes com chances de reprovação escolar. 

4. Estimule a escuta ativa

A escuta ativa é uma ótima maneira de tornar debates democráticos e construtivos, pois se baseia em compreender o que o outro tem a dizer. Para isso, o ouvinte precisa demonstrar interesse pelo conteúdo do interlocutor, por meio de questionamentos e apresentação de diferentes pontos de vista. 

É importante que o gestor escolar estimule a escuta ativa com todos os representantes do conselho de classe. Dessa maneira, é possível desenvolver ações pedagógicas eficientes, pois o ponto de vista de cada um foi considerado. Além disso, a escuta ativa melhora o relacionamento na comunidade escolar. 

5. Faça atas de reunião 

Nem todos os representantes do conselho de classe podem comparecer em todos os encontros, mas, para mantê-lo por dentro das decisões deliberadas, a elaboração da ata de reunião é fundamental.

Além de documentar o encontro, a ata de reunião serve para elencar quais ações serão colocadas em prática. Por isso, esse documento deve conter o cronograma e os responsáveis por cada atividade. E é importante que o plano de ação seja seguido à risca

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6. Diversifique os integrantes do conselho de classe

O professor não trabalha sozinho em uma escola, por isso, ele não deve ser o único a fazer parte do conselho de classe. É importante que o coordenador pedagógico e o orientador pedagógico façam parte do encontro, afinal, esses funcionários têm contribuições importantes para melhorar o ensino-aprendizagem. 

Para ampliar a diversidade, o conselho de classe pode não se limitar apenas às opções citadas acima. O psicólogo educacional, por exemplo, poderá apresentar perspectivas que sigam a linha da educação socioemocional, e de que maneira ela pode ser implementada na escola. 

7. Ofereça o suporte necessário aos professores 

A gestão escolar precisa oferecer todo o suporte para o professor efetuar as ações propostas nas reuniões do conselho de classe. Para isso, o gestor pode solicitar feedbacks periódicos do andamento das atividades para que ajustes sejam feitos, caso sejam necessários.

Além disso, algumas ações podem necessitar de suporte externo da escola, a exemplo de alunos com dificuldade de aprendizagem cuja suspeita foi levantada no conselho de classe. A gestão escolar precisa estar disponível para resolver essa e outras questões junto ao professor.

8. Apresente tecnologias educacionais ao conselho de classe

A tecnologia é uma importante aliada para aprimorar o ensino-aprendizagem. Atualmente, há diversas tecnologias educacionais inovadoras que permitem a colaboração entre todos os representantes da comunidade escolar. Por isso, é importante que esse tema seja debatido nas reuniões de conselho de classe.

Entre as opções disponíveis no mercado educacional está a Plataforma AZ, plataforma de aprendizagem da Conexia Educação que traz soluções no físico e também no digital. O AZ disponibiliza uma série de recursos para a promoção de um ensino-aprendizagem integral e inovador para alunos da Educação Infantil ao pré-vestibular.

Para uma gestão escolar participativa, o AZ conta com um aplicativo de relacionamento, que funciona como canal de comunicação estreito e interativo para aproximar professores, alunos, gestores e responsáveis. 

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