Escolas que utilizam a Plataforma AZ de Aprendizagem apresentaram aumento em novas matrículas neste período
Em meio às dúvidas e sentimento de insegurança com a proximidade da retomada das aulas presenciais, em diversos estados brasileiros, a única certeza que os educadores têm nesse momento é que a tecnologia chegou para ficar no setor educacional. A volta gradual das atividades no ambiente físico escolar e o possível rodízio de estudantes, para manter as medidas de prevenção da Covid-19, inseriram a educação híbrida – com a mescla do aprendizado presencial e o virtual – de vez na grade curricular das instituições.
Apesar da necessidade imediata criada pela crise sanitária no país, Sandro Bonás, diretor da Plataforma AZ de Aprendizagem, conta que essa transformação digital do setor era inevitável e foi antecipada em mais de cinco anos. “As escolas, em geral, ainda estavam ligadas ao modelo tradicional de ensino e acreditavam que esse futuro, com o uso da tecnologia para um aprendizado personalizado e mais efetivo, ainda estava distante. A pandemia do novo coronavírus, no entanto, mudou tudo”, afirma.
Para romper as barreiras físicas da escola, soluções educacionais digitais e inovadoras, como a Plataforma AZ, se consolidaram como grandes aliadas das instituições para a continuidade da prestação dos serviços educacionais. Segundo Bonás, nas primeiras semanas de distanciamento social, o uso dessas novas tecnologias em escolas particulares cresceu 85%.
“Os alunos do AZ já contavam, antes da pandemia, com um Super App que tem mais de 45 mil videoaulas, banco de questões com mais de 160 mil itens, mais de 60 instrumentos de avaliação – incluindo on-line -, exercícios com feedback imediato, dashboard para acompanhamento da jornada de aprendizagem dos estudantes, além de todos os conteúdos digitais completos e totalmente alinhados à BNCC, às matrizes do Enem e dos principais vestibulares do país”, explica. De acordo com o diretor do AZ, esses elementos são fundamentais para a formação integral e de alta performance do aluno, garantindo que os estudantes sejam protagonistas nesse processo.
Além disso, a marca firmou uma parceria com a Zoom (plataforma para videoconferências) para permitir novas abordagens nas aulas ao vivo, inclusive com metodologias ativas. Essa integração possibilitou mais autonomia, segurança e facilidade para os profissionais da educação, alunos e famílias. “Todas as soluções do AZ são acessadas com apenas um login, por meio da plataforma integrada Conexia LEX, garantindo mais praticidade, simplicidade e conveniência aos envolvidos”, completa.
Novas matrículas em tempos de crise
A utilização de soluções educacionais inovadoras, sem improvisos, também tem gerado novas oportunidades para as escolas particulares. De acordo com Vinicius Santos, coordenador da Escola SEB Vitória, mesmo com a educação remota, a instituição registrou um aumento em novas matrículas durante a pandemia, além de fortalecer a confiança das famílias na instituição.
“Nesse período, o grande desafio é conseguir oferecer para os alunos uma rotina de estudos que tenha significância para ele. E nisso a Plataforma AZ é uma parceira fundamental, porque ela conta com ferramentas que organizam a rotina de estudos do aluno, além de elaborar uma proposta de aprendizagem personalizada para as dificuldades e potenciais de cada um”, finaliza Santos.
Plataforma AZ
A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.