A campanha de matrículas é um dos períodos mais cruciais para a gestão de uma escola e seu sucesso impacta diretamente a saúde financeira da instituição.
Por isso, entender como se destacar na campanha de matrículas é fundamental para guiar as ações que devem começar no segundo semestre e se estender ao longo do ano. Afinal, sua escola pode e deve atrair novos estudantes durante todo o ano e fidelizar os que já fazem parte da comunidade escolar.
Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para criar uma campanha de matrículas que realmente faça a diferença. Também traremos dicas práticas para destacar os diferenciais da sua escola e apontar erros que devem ser evitados. Vamos lá?
Por que a Campanha de Matrículas é tão importante?
Uma campanha de matrículas bem-sucedida não se limita a atrair novas famílias e alunos. Ela é também uma grande oportunidade para fortalecer a relevância e a imagem de sua escola perante a sociedade onde atua.
Além disso, é neste momento que se torna ainda mais necessário se destacar dos concorrentes com diferenciais únicos. A campanha de matrículas 2025, por exemplo, traz novos desafios e oportunidades e podemos destacar alguns que todo mantenedor deve estar atento:
- O aumento da competitividade no mercado educacional;
- A necessidade, quase obrigatória, de inovação na aprendizagem;
- O uso crescente de plataformas digitais nas aulas.
Antes de começar a planejar sua campanha de matrículas, é necessário considerar esses aspectos para que as expectativas das famílias e estudantes sejam atendidas. Consequentemente, eles poderão optar por sua escola no próximo ano letivo.
Como fazer uma campanha de matrículas de sucesso
Como você já sabe, no universo escolar, tudo começa com um bom planejamento e na campanha de matrículas isso não é diferente. O planejamento é a chave para ações bem-sucedidas. Por isso, comece com esses 3 pilares estratégicos:
1. Definição dos objetivos
Antes de qualquer ação, entenda o que deseja alcançar com a campanha de matrículas. Algumas perguntas podem ajudar a definir objetivos claros e mensuráveis:
- Aumentar o número de matrículas? Quantos alunos e em quais séries?
- Manter os alunos atuais? Qual é a porcentagem ideal de retenção?
- Como agregar valor ao que já oferece? Nova solução educacional? Atividade extracurricular?
2. Entenda o público-alvo
Mesmo estando em uma mesma cidade, por exemplo, cada escola tem um perfil de alunos e famílias. Se sua escola ainda não identificou seu público, é hora de descobrir. Isso permitirá personalizar os discursos e oferecer soluções que atendam às expectativas e realidades dos pais e estudantes.
3. Crie um cronograma realista
Uma campanha de matrículas envolve várias etapas, desde a preparação de materiais até o lançamento das ações de marketing. Divida o trabalho em fases e defina prazos para cada uma. O mais importante é que o cronograma seja realista e adequado ao perfil da escola, sem perder de vista sua missão.
Etapas do planejamento da campanha de matrículas
Agora que vimos três pilares essenciais para o planejamento da campanha de matrículas, vamos falar sobre as etapas que exigem o esforço do mantenedor e o envolvimento de toda a equipe.
1. Pesquisa de mercado
Conheça e avalie a concorrência e o comportamento das famílias. Identifique o que outras escolas estão oferecendo e busque formas de diferenciar sua instituição, sempre mantendo a ética e o respeito.
2. Comunicação visual e mensagem clara
A comunicação é essencial para o sucesso da campanha de matrículas. Alinhe com sua equipe de marketing uma estratégia com identidade visual forte e coesa. Desde o site até os folhetos, tudo deve transmitir a essência da escola de forma clara, objetiva e verdadeira, conectando-se com o público-alvo.
3. Envolvimento da equipe
Toda a equipe deve trabalhar em conjunto e estar alinhada com o planejamento da campanha de matrículas e as metas definidas. Professores, coordenadores e funcionários são peças fundamentais na transmissão da cultura da escola para as famílias.
4. Ações promocionais
Organize eventos como “Portas Abertas” ou visitas guiadas, permitindo que as famílias conheçam a infraestrutura e a proposta pedagógica. Antes desses eventos, treine sua equipe para transmitir confiança e criar uma conexão genuína com as famílias.
Erros para evitar fazer na sua campanha de matrículas
Assim como todos os processos escolares e também pessoais, sua campanha de matrículas está sujeita a ter erros que podem comprometer todo o esforço investido. Listamos abaixo os 3 principais que podem ser prejudiciais:
- Não ter um diferencial claro: a falta de um diferencial faz com que sua escola não se destaque. Encontre a característica que torna sua instituição única, seja um currículo inovador, projetos especiais ou a relação próxima com as famílias.
- Não medir os resultados: acompanhe o desempenho da campanha para saber o que está funcionando. Avalie o número de famílias interessadas, matrículas efetivadas e a eficácia das peças publicitárias. A falta de dados pode deixar sua escola às cegas, sem saber se a campanha de matrículas está gerando resultados.
- Falta de clareza na comunicação: uma comunicação falha pode gerar desconfiança nas famílias. A campanha de matrículas é a porta de entrada da escola e um material bem estruturado fará a diferença.
7 dicas para destacar sua escola na campanha de matrículas
Por fim, separamos 7 dicas essenciais que toda campanha de matrículas de sucesso deve considerar.
Porém, mais do que isso, queremos lembrar a você, mantenedor e diretor escolar, que uma boa campanha de matrículas não é apenas sobre vender sua escola, visando deixar o caixa no verde.
Uma campanha de matrículas de sucesso é aquela que consegue criar conexões duradouras e mostrar como sua escola se preocupa com a educação e o futuro dos estudantes.
1. Comunique seus valores e missão de forma clara
Destaque aspectos como a educação socioemocional ou a educação bilíngue e as metodologias inovadoras. Mostre como esses valores se refletem no cotidiano escolar.
2. Crie uma experiência visual que destaque o ambiente escolar
Invista em vídeos e fotos que mostrem as salas de aula, laboratórios e áreas de lazer. Um tour virtual pode ser um diferencial.
3. Aposte em depoimentos e histórias reais
Depoimentos de pais e alunos reforçam a credibilidade e autenticidade da escola. Use-os estrategicamente em campanhas digitais.
4. Destaque os resultados acadêmicos e extracurriculares
Se sua escola se destaca nas aprovações do Enem ou demais vestibulares, este é o momento de divulgar. Mostre também atividades extracurriculares que promovem a formação integral do aluno.
5. Ofereça diferenciais exclusivos durante a campanha de matrículas
Condições especiais, descontos por indicação, brindes extras ou a presença em eventos exclusivos podem atrair mais famílias.
6. Use as mídias digitais para ampliar a visibilidade da campanha
Invista em anúncios pagos e marketing de conteúdo. Publique depoimentos, vídeos e imagens que mostrem o cotidiano da escola.
7. Mantenha a comunicação aberta e transparente
Ofereça canais de fácil acesso para que os pais tirem dúvidas rapidamente. Isso gera confiança na escola e fortalece o relacionamento.
Bônus: Adote soluções educacionais inovadoras
Como dissemos no início deste artigo, a inovação está cada vez mais presente no setor educacional e adotar soluções que tenham esse pilar no DNA e sejam referências no assunto podem fazer a diferença para a sua escola na campanha de matrículas.
Um bom exemplo disso é a Plataforma AZ, da Conexia Educação, do Grupo SEB, um dos maiores grupos educacionais do Brasil com 60 anos de experiência.
A Plataforma AZ traz o melhor do impresso unido aos recursos digitais para proporcionar uma experiência completa para o aluno desenvolver skills importantes para o século XXI.
Com uma aprendizagem focada no protagonismo, desde a Educação infantil ao Ensino Médio, os alunos têm acesso a um conjunto diversificado de ferramentas para desenvolver o letramento digital, estimular o interesse pelo estudo e personalizar a aprendizagem.
Além disso, a Plataforma AZ apresenta relatórios inteligentes e usa os dados para nortear a atuação de gestores, professores, alunos e também famílias.
Fale com um especialista em aprendizagem inovadora e entenda como você pode mudar a realidade da sua escola com a ajuda do AZ na sua campanha de matrículas.
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