Aumentar o número de matrículas escolares em 2024 não precisa ser um bicho de sete cabeças! Diversas práticas e estratégias podem trazer benefícios não só durante as campanhas de matrículas, mas também em todo o próximo ano letivo. 

Quer saber mais? Continue a leitura e aprenda como transformar as campanhas de matrículas escolares para 2024!

Quando abrir as matrículas escolares para 2024?

As rematrículas e matrículas escolares costumam ser realizadas no segundo semestre do ano letivo, geralmente durante os meses de setembro a dezembro.

Para decidir quando iniciar essa etapa na sua escola, é recomendado:

  • descobrir quais serão as datas de matrículas das instituições concorrentes;
  • avaliar quando a sua escola estará pronta para receber as famílias e causar uma boa impressão;
  • planejar o orçamento financeiro da campanha de marketing.

No entanto, podemos afirmar que iniciar essas campanhas mais cedo pode trazer várias vantagens para a sua escola. Afinal, ao estar na frente da concorrência, sua escola ganha mais tempo para divulgar diferenciais e se conectar com pais e alunos por meio de diversas estratégias.

Você quer saber quais são as principais estratégias para aumentar a captação e retenção de alunos? Então acompanhe as dicas a seguir!

5 estratégias para manter alunos e atrair novas matrículas escolares em 2024

1. Tenha um processo de rematrícula simples

Muitas vezes, processos de rematrícula complicados envolvem muita papelada e procedimentos burocráticos. É por isso que simplificar o processo de rematrícula é uma estratégia relativamente simples, mas altamente eficaz para aumentar a retenção de alunos. 

Além de melhorar a experiência dos alunos atuais e incentivá-los a seguir na instituição, algumas das adaptações desse processo também podem ser aplicadas na matrícula de novos estudantes.

Também vale afirmar que quando as famílias têm uma experiência positiva durante a matrícula ou rematrícula, sua satisfação geral com a instituição aumenta. Logo, elas estão mais propensas a recomendar a instituição para outras pessoas.

Para implementar essa estratégia com sucesso, é importante:

  • avaliar e otimizar os procedimentos de matrícula e rematrícula que existem na sua escola, para eliminar etapas desnecessárias e simplificar a burocracia;
  • oferecer suporte aos alunos e às famílias durante o processo, seja por meio de atendimento ao cliente, tutoriais online ou outras formas de assistência;
  • coletar feedbacks com regularidade, a fim de garantir que o processo continue sendo simplificado e atenda às necessidades de todos envolvidos.

Leia também: Gestor, saiba como melhorar o atendimento ao cliente na sua escola

2. Faça um bom controle financeiro

Fazer um planejamento financeiro para as campanhas de matrículas escolares de 2024 possibilita realizar uma análise de dados com insights valiosos sobre o desempenho da instituição.

Um bom controle financeiro também permite que a sua escola aloque recursos para bolsas de estudos, promoções e descontos nas matrículas, o que a torna mais atraente para pais e estudantes.

Além disso, se a instituição está em uma posição financeira saudável, ela pode investir em melhorias na infraestrutura, educação continuada dos professores, tecnologia e outras soluções educacionais – todos grandes diferenciais competitivos a fim de angariar matrículas escolares em 2024.

3. Treine os colaboradores da escola

Treinar a sua equipe para as campanhas de matrículas não apenas aumenta as chances de sucesso, mas também melhora a experiência do cliente; assim, aumenta o número de rematrículas e matrículas escolares para 2024.

Portanto, crie materiais de treinamento que incluam:

  • informações técnicas sobre a campanha;
  • benefícios da proposta pedagógica da escola;
  • argumentos de venda;
  • métodos de contato com os potenciais alunos e suas famílias;
  • estratégias de marketing a serem utilizadas.

Além disso, é essencial incluir os professores como peça-chave para as estratégias de retenção. Afinal, os educadores são aqueles que estão mais próximos das crianças durante o cotidiano escolar e também podem passar mais confiança para os pais e familiares durante visitas e reuniões.

4. Invista em marketing digital para a escola

Investir em marketing digital é fundamental para qualquer instituição que deseja aumentar as matrículas escolares de 2024 – ou simplesmente estabelecer uma boa reputação no mercado.

Redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn podem ser ótimos espaços para compartilhar conteúdos estratégicos, eventos, depoimentos e histórias de sucesso de alunos. Mas não se esqueça que é preciso também engajar-se com a comunidade e responder às perguntas dos seguidores.

Além disso, também é fundamental otimizar o conteúdo do site da escola para mecanismos de busca (Search Engine Optimization), a fim de melhorar o ranking nos resultados de pesquisa. Isso aumentará a visibilidade da instituição quando potenciais clientes procurarem escolas similares na web.

Para isso, sua escola deve incluir artigos, guias, vídeos e infográficos que respondam às perguntas frequentes sobre matrículas e demonstrem a experiência da instituição. Use também anúncios pagos, como Google Ads e anúncios no Facebook, a fim de promover cursos e programas específicos.

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5. Destaque os diferenciais competitivos da escola

Destacar os diferenciais da sua escola pode ser uma ótima estratégia a fim de aumentar as matrículas, uma vez que os pais dos alunos procuram por instituições de ensino que ofereçam algo além do básico.

Portanto, durante a campanha, mostre as principais vantagens do seu modelo educacional, dos seus professores e de outros recursos que agregam à educação, conforto e segurança dos estudantes.

Bons exemplos de diferenciais que a sua instituição escolar pode aderir é o uso de tecnologias educacionais, aplicativos e plataformas digitais de ensino.

Apostando nesses recursos, o diretor de Inovação do Grupo SEB, Diego Volpe, afirma que “a transformação digital nas escolas e os dados capturados nas plataformas retornam para o professor e para os alunos. Então, percebemos que é dessa maneira que conseguimos personalizar a educação e entregar uma solução mais direcionada às necessidades de cada instituição”.

Dessa forma, algumas das principais soluções digitais da Conexia Educação são:

  • Plataforma AZ — plataforma de aprendizagem com conteúdos disponíveis para os alunos acessarem 24 horas por dia, além de materiais didáticos integrados e trilhas personalizadas para os estudantes do Ensino Infantil, Ensino Médio e Pré-vestibular;
  • My Life Educação Socioemocional — programa de educação socioemocional com objetivo de construir um projeto de vida para adolescentes do Ensino Fundamental nos Anos Finais e do Ensino Médio, por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais;
  • High Five Bilingual Education — programa bilíngue com imersão na língua inglesa e integrado ao currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Prepara-se para fechar novas matrículas escolares em 2024

Por fim, para descobrir outras táticas a fim de captar e reter alunos, a Plataforma AZ preparou uma série de cinco episódios da Maratona Campanha de Matrículas. Por meio dessa capacitação gratuita, você descobrirá as melhores formas de ampliar as matrículas escolares em 2024 e fidelizar clientes!

Os episódios abordam os seguintes temas:

  • O mercado educacional brasileiro e a necessidade de uma gestão escolar eficiente.
  • Como se posicionar com as rematrículas em um negócio de fidelização como a escola.
  • Temos um negócio de fidelização, mas todo ano precisamos de alunos novos?
  • O que fazer quando a família estiver em sua escola.
  • O que você pode fazer para encantar os pais na sala de matrículas.

Quer dominar esses assuntos? Então inscreva-se agora mesmo na maratona!