Com a implementação do Novo Ensino Médio em 2022, entraram em cena os itinerários formativos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), eles são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo que podem ser escolhidos pelos estudantes no Ensino Médio de acordo com seus interesses e objetivos.
Apesar dessa mudança ter aumentado a carga horária total nas 3 séries do Ensino Médio, ela também proporcionou mudanças positivas para as escolas e alunos. Entenda neste post!
Quais os benefícios dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio para as escolas?
Melhoria no ensino-aprendizagem
Os itinerários formativos no Novo Ensino Médio proporcionam ferramentas e recursos para que os alunos se mantenham motivados e engajados no ensino. Afinal, a educação deixa de ser engessada para se tornar mais criativa e inovadora, na qual o aluno é protagonista na sala de aula.
Com isso, a escola pode melhorar o ensino como todo, à medida que os jovens se engajam nos estudos e desenvolvem habilidades acadêmicas e socioemocionais. Outro ponto importante dos itinerários é que eles permitem que as escolas ofereçam diferentes caminhos de aprendizagem aos alunos, de acordo com suas preferências e aptidões.
Redução da evasão e abandono escolar
A evasão escolar acontece quando o aluno não retorna para a escola no ano letivo seguinte. Já o abandono é quando o indivíduo deixa de frequentar as aulas várias vezes ao longo do ano. Em ambos cenários, a escola sofre com diminuição no número de alunos, o que também impacta no número de matrículas e indicadores de desempenho.
Ao permitir que os alunos escolham itinerários mais alinhados com seus interesses, a tendência é que haja uma redução da evasão escolar. Quando os estudantes se sentem mais engajados e motivados com o que estão estudando, há uma maior probabilidade de permanecerem na escola.
Flexibilidade curricular
Com os itinerários formativos no Novo Ensino Médio, as escolas têm mais liberdade para estruturar seus currículos de acordo com as demandas regionais e as necessidades dos alunos. Isso pode auxiliar na inserção de diferentes realidades e contextos educacionais na hora de elaborar os projetos pedagógicos para os próximos anos letivos.
Além disso, com a introdução dos itinerários formativos, as escolas são incentivadas a buscar novas metodologias de ensino, promovendo uma maior inovação pedagógica. Esse cenário proporciona benefícios para o processo de aprendizagem e aprimora a qualidade da educação oferecida.
Tudo isso pode impactar positivamente nos resultados das avaliações educacionais internas e externas, uma vez que os estudantes estarão mais envolvidos e motivados a aprender. A escola ganha no marketing educacional, ao posicionar a instituição de ensino como referência.
E para os alunos?
Claro que os itinerários formativos são benéficos para os alunos do Ensino Médio. Saiba o porquê logo abaixo.
Desenvolvimento socioemocional
Com o Novo Ensino Médio, os alunos têm 1.200 horas para os itinerários formativos. Nesse período, eles aprendem aspectos técnicos da área escolhida, mas também podem desenvolver uma série de habilidades socioemocionais importantes para todas as dimensões – social, acadêmica e profissional.
Ao empreender, por exemplo, o jovem tem a oportunidade de trabalhar em equipe e ter um senso maior de responsabilidade perante ao grupo. Esse processo pode ser considerado uma preparação para a carreira profissional, na qual o estudante terá que tomar as próprias decisões, lidar com outras pessoas e gerenciar o estresse.
Assim, de modo geral, o jovem no Ensino Médio tem a oportunidade de desenvolver uma maior compreensão de suas próprias emoções, sentimentos, valores e crenças.
>>> Baixe o e-book gratuito: Como escolher o melhor sistema de ensino para a sua escola
Afinidade profissional
Uma das maiores dúvidas do estudante do Ensino Médio é a escolha da carreira após a finalização da Educação Básica, afinal, há diversas opções de atuação. Se antes era preciso finalizar a escola e ingressar em um curso, com os itinerários formativos essa vivência é facilitada e antecipada.
Os itinerários formativos podem incluir opções de estudo voltadas para a formação profissional e técnica. Dessa forma, os alunos podem adquirir habilidades específicas e estar mais preparados para ingressar no mercado de trabalho.
Por exemplo, se o estudante gosta de artes, poderá se envolver em projetos que exigem criatividade e utilização de diferentes manifestações culturais e artísticas, por meio do eixo estruturante de processos criativos. Isso poderá ajudar a reduzir as dúvidas na hora de escolher as opções de curso no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Redução do estresse
A possibilidade de escolher itinerários formativos de acordo com suas preferências pode ajudar a reduzir o estresse e a pressão acadêmica, uma vez que os alunos se sentirão mais satisfeitos com suas escolhas e terão mais autonomia sobre o processo de aprendizagem.
A autonomia para escolher itinerários mais alinhados com seus interesses, habilidades e objetivos de carreira torna o processo educacional mais personalizado e envolvente.
Além disso, ao estudar áreas de interesse pessoal, os alunos tendem a se sentir mais engajados e motivados para aprender, o que proporciona uma maior dedicação aos estudos e, consequentemente, a um melhor rendimento escolar.
Itinerários formativos para o Novo Ensino Médio com a Plataforma AZ
A Plataforma AZ, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica que promove a formação integral do aluno para os desafios do século XXI, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo.
Nesse sentido, a Plataforma AZ contribui com itinerários formativos inovadores a partir de microcursos estratégicos pensados para a realidade de diferentes estudantes, entre eles:
- criação de startups — nesse itinerário, o estudante terá a oportunidade de transformar uma ideia em um negócio;
- saúde e inovação — aqui, é possível ampliar a visão de mundo dos estudantes que desejam apostar na área da saúde;
- cidadão do mundo — nesse, os alunos ganham uma extensão bilíngue, com o objetivo de prepará-los para uma carreira internacional;
- cidadania e sustentabilidade – para o estudante aprofundar seus conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável e ampliar o repertório sobre a noção de cidadania;
- fazendo as contas para o futuro – os alunos desenvolvem aprendizagens, teóricas e práticas, sobre economia e finanças;
- marketing digital – para ampliar a visão de mundo dos estudantes e oferecer uma base sólida de informações para ele trilhar seu caminho por essa área.
Quer saber como os itinerários formativos da Plataforma AZ podem inovar no ensino-aprendizagem do Ensino Médio da sua escola? Acesse o site e preencha o formulário que entraremos em contato com você!
Deixar um comentário