A tecnologia está cada vez mais presente em todos os aspectos da sociedade, e não é diferente na educação. Com a crescente quantidade de dados gerados, surge uma oportunidade de inovar na maneira como uma escola promove a gestão escolar e pedagógica. Trata-se do uso do Big Data na educação.
Neste post preparado pela Plataforma AZ, você conhecerá o conceito do Big Data e como essa tecnologia pode revolucionar a Educação Básica. Além disso, entenda como a análise de dados pode oferecer insights valiosos para gestores escolares.
O que é Big Data e para que serve
Big Data se refere a conjuntos de dados grandes e complexos, difíceis de serem processados por softwares comuns de gerenciamento de dados. Ao serem coletados e armazenados por meio de ferramentas tecnológicas, é possível efetuar uma série de atividades.
Esses conjuntos de dados são caracterizados por três Vs: Volume, Velocidade e Variedade.
- Volume: Big Data envolve uma grande quantidade de dados. Trata-se de terabytes, petabytes, ou até mesmo exabytes de informações, que podem ser gerados por diferentes fontes.
- Velocidade: Os dados em Big Data são gerados em uma taxa alta e em tempo real. Por exemplo, em redes sociais, milhões de posts, comentários e compartilhamentos ocorrem a cada minuto, em todas as partes do mundo;
- Variedade: Os dados em Big Data podem ter diferentes formatos e estruturas. Eles podem ser estruturados, semiestruturados ou não estruturados.
Para coletar e “tratar” esse grande volume de dados, é necessário utilizar tecnologias e técnicas específicas, como computação em nuvem e algoritmos avançados de análise de dados. Essas ferramentas permitem gerenciar o volume, a velocidade e a variedade das informações coletadas e processadas.
O principal objetivo do Big Data é utilizar os dados para obter informações valiosas, que podem ser usadas para tomar decisões estratégicas e melhorar processos, entre outros benefícios.
Impactos do uso do Big Data na educação
Essa tecnologia pode ser utilizada em diferentes áreas, assim, é possível aproveitar as vantagens do Big Data na educação. A escola pode se beneficiar, por exemplo, com análise mais aprofundada dos dados educacionais e obter informações valiosas para melhorar o processo de aprendizagem. Confira!
Personalização da aprendizagem
A personalização da aprendizagem é uma das maiores tendências da área nos últimos anos e, felizmente, pode ser melhorada com o uso de Big Data na educação. Com base nos dados coletados sobre os alunos, a exemplo do rendimento escolar acadêmico, é possível implementar abordagens de ensino personalizadas na escola.
Os algoritmos de Big Data apresentam recomendações sobre materiais didáticos, atividades e estratégias de ensino adequadas a cada aluno, tornando a experiência de aprendizagem flexível e adaptativa. Todo esse processo pode ser feito em larga escala e em um curto espaço de tempo.
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Identificação de tendências e padrões
O Big Data na educação também pode ser eficiente para analisar o desempenho dos alunos, identificando tendências e padrões de aprendizagem. Isso permite que os professores entendam melhor quais áreas os alunos têm dificuldades.
Além disso, a gestão escolar pode entender melhor em qual período da campanha de matrícula a instituição de ensino recebe o maior número de pessoas interessadas. Com esses dados em mãos, é possível reforçar o time e melhorar os canais de comunicação, visando aumentar a taxa de matrícula de alunos.
Previsão de resultados acadêmicos
Com base em dados históricos de desempenho acadêmico, é possível usar técnicas de análise preditiva para prever o sucesso dos alunos em determinadas disciplinas ou em avaliações futuras.
Com esses dados, a gestão escolar deve identificar quais alunos correm o risco de baixo desempenho ou evasão escolar, permitindo intervenções antes que os problemas aconteçam.
Análise do engajamento dos alunos
Por meio do monitoramento de dados, como participação em sala de aula, atividades online e outras métricas de engajamento definidas pela escola, é possível identificar padrões de comportamento dos alunos.
Essas informações podem ser usadas para compreender o nível de envolvimento dos estudantes nas aulas e implementar estratégias para aumentar o engajamento e a motivação.
Super Apps
A Plataforma AZ, por exemplo, utiliza os dados para promover uma aprendizagem personalizada, de acordo com as necessidades e anseios de cada estudante, além de auxiliar na melhor intervenção pedagógica.
Para a alta performance no vestibular, os alunos podem contar com o MAPA (conjunto de metas personalizadas para aprendizagem), no Super App AZ, onde ele configura a pretensão de carreira (projeto de vida), e essa ferramenta indica qual é a trilha (tempo dedicado às atividades de cada disciplina/capítulo) que o aluno precisa seguir para alcançar seu objetivo.
LGPD e o uso do Big Data na educação
Apesar dos benefícios, um dos principais desafios do uso do Big Data na educação refere-se à segurança e privacidade dos dados. No Brasil, esse processo fica a cargo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mecanismo jurídico que estabelece diretrizes para o uso adequado e seguro dos dados pessoais em todas as organizações, incluindo escolas.
Nesse sentido, o uso de ferramentas de Big Data para análise de dados educacionais deve ser realizado com responsabilidade, sobretudo quando envolve crianças e adolescentes. De acordo com a lei, o tratamento de dados pessoais de menores de 12 anos deverá ser realizado com o consentimento de pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal.
Vale lembrar que a maioria dos alunos da Educação Básica tem menos de 18 anos. Por isso, esse público deve ter uma série de direitos garantidos, atestados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Cabe à sociedade garantir que eles sejam protegidos, inclusive no ambiente educacional.
Portanto, a proteção da privacidade dos dados dos alunos – e também professores e colaboradores – é essencial e requer medidas estratégicas de segurança, asseguradas pela LGPD. Por exemplo, a escola precisa garantir que os dados sejam armazenados e utilizados de forma ética e segura, protegendo a identidade e os direitos de todos.
Outro desafio do uso do Big Data na escola é a falta de profissionais para interpretar os dados. Isso porque esse tipo de análise requer habilidades em tecnologia para interpretar corretamente os dados e obter insights significativos. É necessário que os educadores e profissionais da área estejam capacitados.
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