Alcançar a nota 1.000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio é uma conquista muito esperada por alunos que estão em ano de vestibular. No Enem de 2024, dos 3,18 milhões de estudantes que fizeram a prova, 12 se destacaram e alcançaram a nota máxima, segundo o Ministério da Educação. Dois desses destaques são de alunas da Plataforma AZ de Aprendizagem. Amanda Chagas, do Colégio AZ, e Sabrina Ayumi, da Escola Thathi, chegaram a um desempenho esperado por muitos.
A jornada de Amanda para conquistar a nota mil
Amanda Chagas, aluna AZ nota mil na redação Enem 2024, sempre sonhou com a carreira de medicina e viu seu nome entre os aprovados da UFRJ. Apesar de ter dificuldades com redação no início, ela buscou aprimorar seus pontos fracos. “Eu perdia muitos pontos em gramática e argumentação, então foquei em entender onde errava e fui aprimorando ao longo do ano”, conta Amanda. A aluna destacou a importância da consistência, do treino contínuo e do apoio da Plataforma AZ para o seu sucesso.
![](https://blog.plataformaaz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Amanda-comemora-a-aprovacao-em-medicina-na-UFRJ-depois-de-estudar-com-a-Plataforma-AZ-1.jpg)
Amanda comemora a aprovação no curso de medicina na UFRJ – (Foto: arquivo pessoal)
O momento da descoberta de Sabrina
Sabrina Ayumi, aluna da Escola Thathi de Araçatuba, no interior de São Paulo, é a responsável pela única nota 1.000 do estado e descreve a emoção ao ver sua nota: “Na hora que eu abri, eu olhei e não acreditei. Falei: ‘Não, não é possível’. Eu saí, abri de novo e vi que era verdade. Saí correndo para contar para minha mãe e meu irmão. A gente ficou muito feliz, comecei a chorar. Eu até perguntei para o meu irmão: ‘Será que é verdade? Será que eu não entrei no site errado?”
![](https://blog.plataformaaz.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Sabrina-vai-estudar-engenharia-ambiental-na-USP-de-SP.-Ela-tirou-mil-na-redacao-com-a-Plataforma-AZ-1024x491.jpg)
Sabrina vai cursar Engenharia Ambiental na Escola Politécnica da USP de São Paulo – (Foto: SBT Interior)
A trajetória de Sabrina também foi marcada por dedicação e muito estudo. Durante o Ensino Médio, ela já demonstrava interesse e comprometimento com a redação, sempre buscando aprimorar suas habilidades e entender sobre as competências cobradas pelo Inep para o desenvolvimento do texto.
As competências avaliadas na redação do Enem
A redação do Enem segue critérios rigorosos e é avaliada com base em cinco campos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC):
- – Domínio da norma culta da língua portuguesa;
- – Compreensão da proposta da redação e aplicação dos conhecimentos para desenvolver o tema dentro do tipo dissertativo-argumentativo;
- – Seleção e organização das informações para a defesa de um ponto de vista;
- – Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- – Elaboração de uma proposta de intervenção para solucionar os problemas abordados no texto.
Para tirar nota 1000 na redação do Enem, é essencial atender a todos esses critérios com excelência.
Confira aqui a cartilha completa do participante do Enem e entenda todos os pontos da redação do e como alcançar um bom desempenho.
A importância da originalidade na redação
Sthefani Silva, professora de redação da Escola Thathi Araçatuba, explica que um dos maiores desafios do Enem é demonstrar originalidade e coerência na argumentação. “Sempre foi um critério de correção do Enem. Já participei de bancas de correção e o que faz um aluno tirar nota 1000 é a autenticidade. Modelos semiprontos podem ajudar na estruturação, mas o estudante precisa trazer sua própria produção”, comenta.
Além disso, ela destaca a importância do repertório sociocultural. “Os textos de apoio do Enem servem apenas como ancoragem. O aluno precisa trazer referências que adquiriu ao longo do Ensino Médio, seja em literatura, história, filosofia ou atualidades. No último exame, por exemplo, era preciso discutir a valorização da herança africana e os desafios dessa valorização na sociedade atual. Esse tipo de abordagem exige repertório diversificado e um pensamento crítico bem desenvolvido”.
A receita para o sucesso
Tanto Amanda quanto Sabrina reforçam que o diferencial foi a persistência e o aprendizado com os erros. “Eu realmente não acreditava que a nota 1.000 seria possível para mim. Mas o que fez a diferença foi minha consistência e minha vontade de evoluir. Eu não queria repetir os mesmos erros e, aos poucos, fui aprimorando minha redação”, destaca Amanda.
Ricardo Nunes, diretor do colégio AZ – unidade Botafogo, enfatiza a importância do suporte oferecido pela instituição. “Sempre queremos ver nossos alunos alcançando seus objetivos. É gratificante acompanhar essa jornada e saber que fizemos parte dessa conquista”.
A Plataforma AZ continua sendo uma referência em uma preparação de alta performance para o Enem, promovendo um ambiente de aprendizado estruturado e apoio constante aos alunos. Amanda e Sabrina agora seguem novos caminhos na universidade, levando a marca de um esforço recompensado e de um aprendizado que será útil em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Assista à live completa com especialistas no canal da Plataforma AZ no YouTube:
Deixar um comentário